Inscrições para o Encceja Nacional 2018 já estão abertas
As inscrições para o Encceja 2018 já estão abertas! Jovens e adultos que ainda não concluíram os seus estudos e querem obter diploma de Ensino Fundamental ou Médio, têm até o dia 27 de abril para se candidatarem ao Exame.
Já estão abertas as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site oficial do programa, até às 23h59 do dia 27 de abril.
Esta é uma iniciativa criada pelo Ministério da Educação para que diversos brasileiros que não tiveram tempo de concluir os estudos em período regular, tenham a chance de obter o diploma de Ensino Fundamental ou Médio, aumentando assim as suas expectativas de uma boa oportunidade de emprego e o ingresso em universidades por meio do Enem ou vestibulares.
Quem pode participar?
Jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida: para a conclusão do Ensino Fundamental, o aluno precisa ter 15 anos completos na data de realização do exame. Já os que pretendem a certificação de conclusão do Ensino Médio devem ter 18 anos completos. Em ambos os casos, o candidato deve ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil.
Aqueles que estão no regime de PPL (Privadas de Liberdade) e querem fazer o Exame, poderão realizar as provas do Encceja nos dias 18 e 19 do mês de setembro.
- Fique ligado: Não é necessário ter o certificado do ensino fundamental para fazer a prova do ensino médio, é necessário apenas ter 18 anos.
Novidade
A partir deste ano, o participante que não comparecer à aplicação das provas das áreas de conhecimento para as quais se inscreveu e não justificar sua ausência deverá ressarcir ao Inep) o custo despendido, acrescido da correção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), se tiver interesse em fazer o exame novamente. Ou seja, quem faltar ao Encceja 2018 e quiser fazer o Encceja 2019, por exemplo, terá de justificar a ausência no sistema de inscrição do próximo ano para manutenção da gratuidade. Se a justificativa não for aprovada, o participante deverá ressarcir os cofres públicos para realizar o exame. Em 2017, a taxa de ausência foi de 60%. A decisão é um meio de evitar prejuízos aos cofres públicos.
Confira também:
Conteúdo para o Pism 2019 já está disponível
Edital do ENEM 2018 já está disponível! Confira as novidades
Como prestar mais atenção na aula?
A prova
O Encceja funciona como uma simplificação do supletivo. Nele, o candidato deve fazer quatro provas, cada uma, contém 30 questões de múltipla escolha. Além das provas, o Exame conta também com uma redação. Para dar um suporte a mais para o aluno, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza em seu site apostilas gratuitas. Neste material didático, é possível estudar por cada área do conhecimento. O Encceja Nacional 2018 acontece no dia 5 de agosto, em todas as unidades da federação.
Descubra a faculdade certa para você em 3 minutos
Pontuação
O candidato precisa acertar ⅓ da prova, ou seja pelo menos dez das 30 questões, além de tirar uma nota mínima superior a cinco na redação.
Acesse o Edital Oficial 2018 para saber mais e não perca esta grande oportunidade de conseguir o seu diploma de ensino médio (ou fundamental). Bons estudos e boa sorte!
Bolsas de estudo
Cursar uma graduação ficou ainda mais fácil com o apoio de projetos de financiamentos estudantis. Um desses programas é o Tô de Bolsa. Ele oferece bolsas de estudo de até 60% de desconto nas mensalidades durante toda graduação, sem a necessidade de renovação do financiamento. Clique aqui para saber mais!
Sugira uma pauta!
Qual assunto você gostaria de ler mais aqui? No que mais tem dúvidas? O Caderno do Enem quer saber sobre quais outros temas podemos escrever que irão ajudar nos seus estudos. Mande a sua sugestão de pauta para [email protected].