Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / chuva / polícia / obituário

Quais devem ser os próximos passos de quem fez o Enem 2017?

Passou meses estudando e fez as provas do Enem? Saiba com o que se preocupar daqui pra frente e se organize pra tudo sair como você planejou.

Por Caderno Educação

16/11/2017 às 17h51

Após os meses de estudos e ansiedade de enfrentar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é hora planejar os próximos passos que irão te levar até a tão sonhada faculdade. Para isso, preparamos uma série de passos para te ajudar nessa caminhada. Leia o post a seguir e confira!



Defina a carreira e o curso que deseja cursar

Se ainda está em dúvida sobre o curso, comece uma pesquisa detalhada sobre as opções, enquanto aguarda a sua nota do Enem. Leve em conta seu perfil, as disciplinas que gosta, assuntos com os quais têm interesse e habilidades pessoais. No Caderno do Enem você encontra informações sobre vários cursos no Guia de Profissões e ainda pode fazer um teste vocacional para eliminar todas as dúvidas.

Escolher a faculdade

Depois de escolher o curso que irá fazer, é hora de definir onde estudar. É preciso levar em consideração não apenas a tradição da faculdade, mas também saber o que os alunos que já estudam nela pensam sobre a instituição e o curso.

O conteúdo continua após o anúncio

Faça as contas

Pesquise o valor da mensalidade no curso de interesse em diferentes instituições de ensino e faça a melhor escolha entre custo do curso, qualidade do ensino. É mais viável pra você pagar uma mensalidade em uma instituição privada, ou passar mais um tempinho estudando para entrar em uma universidade pública?

Uma possibilidade interessante nesse sentido são as bolsas de estudo. Uma boa opção para a maioria dos estudantes brasileiros. Confira algumas bolsas de graduação em cursos presenciais e a distância com descontos de até 60% disponíveis no Tô de Bolsa!

Use a nota do Enem

O resultado do Exame só será conhecido em janeiro, mas após o fim das provas, é possível conferir gabaritos extra-oficiais e ter uma noção da sua nota. O ideal é fazer as contas, estimar a nota alcançada e comparar com as notas de corte das principais universidades do país. Assim é possível ter uma ideia se vai dar para entrar numa universidade pública ou se o melhor é reservar uma vaga numa instituição privada. No Caderno do Enem, você encontra um simulador de nota de corte que te irá te ajudar a tomar a melhor decisão.

 



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Desenvolvido por Grupo Emedia