Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / chuva / blogs e colunas / obituário / polícia

5 vantagens de se estudar em grupo

Estudar em grupo é uma boa prática de reforçar o aprendizado recomendada pelos professores. Se levado com seriedade é uma ótima maneira de melhorar o seu rendimento na escola, se não, vira uma perca de tempo. Para mostrar que vale a pena sim se reunir com pessoas para aprender, listamos 5 vantagens! Confira aqui!

Por Caderno Educação

16/03/2018 às 15h01- Atualizada 16/03/2018 às 15h03

Estudar em grupo vale mesmo a pena? Esse é um tema e divide muitas opiniões, pois da mesma forma em que pode ser muito produtivo e esclarecedor, se não houver foco, vira uma perca de tempo e ainda atrapalha os seus estudos. No post de hoje vamos te mostrar que vale sim se reunir com pessoas para estudar, é uma prática incentivada pelos professores, e por isso separamos abaixo 5 vantagens de se estudar em grupo.

Leia também:

6 dicas de produtividade para melhorar os estudos

3 métodos de estudos para melhorar o seu aprendizado

Como abandonar velhos hábitos para estudar melhor

1- Motivação

De alguma forma o grupo de estudo te dá uma motivação a mais para estudar e manter a leitura e exercícios em dia, visto que você não vai querer ficar para trás enquanto os seus colegas avançam, né? Você tende a fazer suas atividades dentro do prazo, sem enrolação.

 

2 – Dúvidas compartilhadas

Essa talvez seja uma das principais razões para você criar ou participar de um grupo de estudos: pessoas que compartilham de uma mesma dúvida. Juntos, vocês têm mais chances de esclarecê-la do que sozinho. Além disso, vocês podem aprender formas diferentes de se chegar a uma mesma conclusão, novas técnicas que vão facilitar os seus estudos.

O conteúdo continua após o anúncio

 

3- Melhora em seu desempenho escolar

Isso é uma consequência natural: se você estuda e se dedica em aprender você vai mandar bem na escola. Só o fato de você levar a sério o grupo de estudos, o seu rendimento em sala e nas provas será bom, ótimo, excelente! Daí para melhor. Você entende o conteúdo, entende o que o professor está falando e estudar fica muito mais fácil e até prazeroso.

Clique e encontre a bolsa de estudos ideal pra você
 

4 – Organização

Logo no primeiro encontro é importante que o grupo estabeleça algumas regras, como: o que será estudado em cada dia, quais temas são prioridades no momento, horário, local, vamos tentar fazer o exercício primeiro em casa sozinhos e no encontro discutimos? Isso naturalmente vai torná-lo uma pessoa mais responsável e organizada com os seus estudos, afinal você está comprometido com os objetivos daquele grupo.

5- Bom relacionamento com as pessoas

Estudar em grupo pode ser muito favorável para o seu futuro profissional pois muitas empresas avaliam e apreciam pessoas que têm facilidades em se trabalhar em equipes. É um ótimo treinamento, mesmo com opiniões diferentes, é uma forma de você saber lidar com isso sem perder o foco do objetivo em questão.

Para que o estudo em grupo dê certo é fundamental considerar o seguinte:

  • – Forme grupos com pessoas que queiram realmente estudar e aprender.
  • – Crie uma agenda do que será estudado em tal dia. Cerca de dois encontros semanais já farão toda a diferença em seu desempenho.
  • – Evite formar grupos muito grandes. Cerca de 5 pessoas é o ideal.
  • – Cumpra os horários marcados. Ficar 1h esperando o outro chegar não rola, né? Tenhamos um bom senso e já deixa isso acordado desde o início.

 

Já conhece o Tô de Bolsa?

Você está precisando de uma forcinha para fazer aquele curso que não sai da sua cabeça? O Programa Tô De Bolsa te ajuda! Com ele você realiza o sonho de cursar o ensino superior com até 60% de descontos nas mensalidades durante todo o curso, é possível recorrer a outros tipos de financiamentos estudantis, que oferecem mensalidades com preços bastante acessíveis até o final da graduação, em instituições de ensino de alta credibilidade. Quer saber mais? Acesse:  www.todebolsa.com.br/



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Desenvolvido por Grupo Emedia