Tópicos em alta: tiroteio entre polícias / polícia / enem 2018

5 coisas para você ficar atento no dia do Enem

Além passar o ano inteiro estudando para o Enem, o candidato precisa se preparar também para o dia das provas. Muitos estudantes em todo o país perdem a oportunidade de fazer o exame por bobeira. Confira algumas dicas!

Por Caderno Educação

15/10/2018 às 11h27- Atualizada 15/10/2018 às 11h29

A menos de um mês das provas do Enem 2018, a ansiedade dos participantes está à mil por hora. Normal, fica mesmo difícil controlar a emoção neste momento tão determinante para as nossas escolhas futuras.

Os marinheiros de primeira viagem certamente já ouviram alguma história de candidatos que se dedicaram o ano inteiro, sabiam tudo, mas chegou no dia perdeu a hora, esqueceu o documento, ficou nervoso demais ou passou por alguma situação que o desclassificou do Exame. Por mais que pareça bobeira e você pense que isso não vai acontecer com você, não vamos correr esse risco.

 

Encontre sua bolsa de estudos

 

O Caderno do Enem separou hoje algumas informações valiosas para que você esteja realmente bem preparado para os dois dias de prova.

 

5 coisas que todo participante do Enem deve saber para não se dar mal

 

5-coisas-para-ficar-atento-no-dia-do-Enem

 

1) Horário

Isso já virou até piada nacional a tal ponto de haver pessoas que vão para a porta das escolas só para conferir de perto o drama sofrido pelos “atrasados do Enem”. Todos os anos sempre tem uma turminha que, por inúmeros motivos perdem a hora e dão de cara com os portões fechados, por segundos. Fique ligado:

 

Box-horarios-dia-Enem-2018

 

_Horário de Brasília – DF

Importante: só é permitido começar a prova às 13h30. Quem mexer no caderno de questões antes da hora corre o risco de ser eliminado.

 

2) Documentos originais

É obrigatória a apresentação do documento de identificação original, oficial e com foto. Cópias simples, autenticadas ou documentos sem foto ou ainda em formatos eletrônicos.

Veja alguns exemplos de documentos aceitos:

 

RG

Carteira de Habilitação

Certificado de Reservista

Carteira de Trabalho

Certificado de Dispensa de Incorporação 

Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros

Documento Provisório de Registro Nacional Migratório

Protocolo Provisório de Solicitação de Refúgio emitido pelo Departamento de Polícia Federal

 

Se-Liga-dia-prova-Enem-2018

 

3) Entrega do Cartão de Respostas e Folha de Redação

O estudante que deixa o local de prova sem entregar ao aplicador o Cartão de Respostas, a Folha de Redação, a ficha para Coleta de Dado Biométrico e a folha de rascunho dentro do prazo, está automaticamente eliminado. As chances são pequenas disso acontecer, mas não é impossível.

E mais: a redação deve ser entregue na  folha definitiva e não no rascunho.

 

O conteúdo continua após o anúncio

4) Revista eletrônica

Todos os participantes do Enem serão submetidos à uma revista eletrônica, por meio de detectores de metais, e à coleta das digitais antes de entrar na sala. Os objetos também serão revistados pelo aplicador da prova, assim como artigos religiosos, como burca e quipá. Aquele que não permitir a revista poderá ser eliminado.

 

Saia ainda que é proibido o uso de óculos escuros e boné, chapéu, viseira, gorro ou qualquer acessório que cubra os cabelos ou as orelha.

Celular e demais objetos pessoas serão lacrados no Envelope Porta-Objetos que deverá permanecer embaixo de sua carteira enquanto você faz a prova.

 

Leia também:

10 possíveis temas para a Redação do Enem 2018

20 anos de Enem: O que mudou?

5 aplicativos para você estudar inglês para o Enem

 

5) Regras da Redação

O candidato deve seguir algumas regras básicas na hora de fazer a redação do Enem. Fique ligado em algumas situações listadas abaixo que podem fazer você zerar:

– Assinar o nome, fazer rubrica, escrever apelidos no espaço de inserir o nome completo na Folha de Redação;

– Fugir totalmente do tema proposto para a redação;

– Propor soluções inviáveis, difíceis de serem concretizadas;

– Desrespeitar os direitos humanos;

– Escrever a redação toda em outro idioma;

– Usar gírias e expressões informais;

– Colocar crase antes de verbos;

– Escrever menos do que sete linhas.

Veja quais são os critérios que avaliam a redação do Enem.

 

→ Cartão de Confirmação de Inscrição

Estará disponível a partir do dia 22 de outubro, no site oficial do Programa. Neste cartão de confirmação o candidato será informado sobre o local onde fará a prova do Enem 2018.

Cronograma Enem 2018

22 de outubro – Cartão de inscrição estará disponível

4 de novembro e 11 de novembro – Aplicação das provas

17 de janeiro de 2019 – Divulgação notas Enem 2018

Não deixe o nervosismo tomar conta de você. Procure relaxar e deixar tudo o que você precisa levar separado na véspera na prova para não esquecer de nada.

Faltando poucas semanas para o Exame começar concentre-se nos revisionais e tire as dúvidas que faltam sem deixar o descanso de lado. Passar noites em claro devorando livros não irão ajudar em nada, pelo contrário.

Bolsas de estudo

Cursar uma graduação ficou ainda mais fácil com o apoio de projetos de financiamentos estudantis. Um desses programas é o Tô de Bolsa. Ele oferece descontos de até 60% nas mensalidades durante toda graduação, sem a necessidade de renovação do financiamento. Clique aqui e encontre a sua bolsa.

 

Sugira uma pauta!

Qual assunto você gostaria de ler mais aqui? No que mais tem dúvidas? O Caderno do Enem quer saber sobre quais outros temas podemos escrever que irão ajudar nos seus estudos. Mande a sua sugestão de pauta para [email protected].

 

 

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail





Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia