Como saber se a minha inscrição do Enem foi confirmada?

As inscrições para o Enem 2018 terminam nesta sexta-feira , 18. O Inep divulgou hoje que os bancos estão levando de 3 a 5 dias para confirmar o pagamento do boleto. Confira aqui como ter certeza se a sua inscrição foi feita.

Por Caderno Educação

15/05/2018 às 12h58 - Atualizada 15/05/2018 às 13h00

Mais de 4 milhões de estudantes já se inscreveram para o Enem 2018. Porém, o candidato deve ficar atento à confirmação de sua inscrição. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje, as instituições bancárias estão precisando de três a cinco dias para comunicar o pagamento do boleto do Enem.

As inscrições para o Enem 2018 terminam nesta sexta-feira, 18, mas a Guia de Recolhimento da União (GRU) pode ser paga até o dia 23 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 82.

Leia também:

Tutorial para inscrição do Enem 2018 em português e em libras já está disponível

Resultado dos pedidos de isenção para o Enem já está disponível

Edital do ENEM 2018 já está disponível! Confira as novidades

 

Como saber se a minha inscrição foi confirmada?

O Inep orienta que os estudantes que ainda aguardam a confirmação do pagamento acessem a Página do Participante ao longo dos próximos dias. Quando o banco comunica o pagamento, automaticamente o sistema muda a mensagem “Inscrição aguardando pagamento da GRU” para “Inscrição concluída com sucesso”.

 

 

O candidato também deve estar atento aos dados que serão informados no momento da inscrição. Não conferir todas as informações e não confirmar a inscrição pode impedi-lo de participar das provas.

Além disso,o sistema de inscrição solicita dados escolares e socioeconômicos e, no caso do estudante que conseguiu a isenção no exame, só depois que terminou esse cadastro, o participante pode ir para a tela de confirmação de inscrição. Neste momento uma mensagem deve aparecer no topo da tela, em letras verdes: Inscrição concluída com sucesso. Este candidato agora só precisa aguardar que o Inep libere o cartão de inscrição do Enem com as informações sobre os locais de provas.

 

Inscrição confirmada Enem site Inep

O conteúdo continua após o anúncio

 

Já os estudantes que irão pagar pela taxa de inscrição, a tela final vai informar a seguinte mensagem: Inscrição aguardando o pagamento da GRU, em letras vermelhas. Neste caso, logo abaixo, o estudante terá acesso à Guia de Recolhimento da União (GRU), que deverá ser impressa e paga na rede bancária.

Inscrição em espera Enem site Inep

Se após o prazo de compensação bancária a mensagem informando sobre a situação de sua inscrição não for alterada para “Inscrição concluída com sucesso”, em contato com o Ministério da Educação (MEC) pelo telefone 0800 616161.

Fique ligado, as inscrições são feitas exclusivamente pelo site e vão até às 23h59 de 18 de maio.

Cronograma Enem 2018:

2 a 11 de abril – Solicitação de isenção da taxa de inscrição

23 de abril –  Resultado do pedido de isenção

23 a 29 de abril –  Recurso contra resultado do pedido de isenção

7 a 18 de maio – Inscrições

7 a 23 de maio – Pagamento da taxa de inscrição

28 de maio a 3 de junho – Solicitação de atendimento pelo nome social

4 de novembro e 11 de novembro – Aplicação das provas

Bolsas de estudo

Cursar uma graduação ficou ainda mais fácil com o apoio de projetos de financiamentos estudantis. Um desses programas é o Tô de Bolsa. Ele oferece bolsas de estudo de até 60% de desconto nas mensalidades durante toda graduação, sem a necessidade de renovação do financiamento. Quer saber mais? Clique aqui!

 

Sugira uma pauta!

Qual assunto você gostaria de ler mais aqui? No que mais tem dúvidas? O Caderno do Enem quer saber sobre quais outros temas podemos escrever que irão ajudar nos seus estudos. Mande a sua sugestão de pauta para [email protected]

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail





Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia