Tópicos em alta: polícia / chuva

Resultado do Encceja 2018 já está disponível

O Inep divulgou nesta segunda-feira,12, as notas do Encceja Ensino Médio. Para conferí-las o candidato deve acessar a Página do Participante.

Por Caderno Educação

13/11/2018 às 14h55- Atualizada 13/11/2018 às 16h26

O resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foram divulgadas nesta segunda-feira,12, no próprio site  do programa. O candidato deve acessar a Página do Participante informando CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou primeiramente apenas as notas do Encceja Ensino Médio para que esses participantes  possam aproveitar as notas para entrar em uma instituição de Ensino Superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) ou Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Importante: para conseguir o Certificado de Conclusão, o participante precisa atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento. Na redação, é preciso ter nota igual ou superior a 5 pontos. Segundo o Inep, 36% dos inscritos conseguiram certificação completa nas quatro áreas.

Os resultados do Ensino Fundamental serão liberados a partir de 10 de dezembro.

O que é o Encceja?

Encceja 2018O Encceja é um programa destinado a jovens e adultos que não concluíram os seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino (fundamental e médio). A sua inscrição é gratuita.

As provas neste ano aconteceram nos dia 5 de agosto em 592 municípios brasileiros. O programa bateu recorde de inscritos em 2018: 1.695.607, sendo que 356.326 desejam obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e 1.339.281, do ensino médio.

 

Aqueles que faltaram a prova desta edição quiser fazer o Encceja 2019 terá de justificar a ausência no sistema de inscrição do próximo ano para manutenção da gratuidade. Se a justificativa não for aprovada, o participante deverá ressarcir os cofres públicos para realizar o exame.

O conteúdo continua após o anúncio

Leia também:

20 anos de Enem: O que mudou?

Quais são os critérios que avaliam a redação do Enem?

Como funciona o ProUni?

Bolsa de estudos

Cursar uma graduação ficou ainda mais fácil com o apoio de projetos de financiamentos estudantis. Um desses programas é o Tô de Bolsa. Ele oferece descontos de até 60% nas mensalidades durante toda graduação, sem a necessidade de renovação do financiamento.  Quer saber mais? Confira aqui!

Sugira uma pauta!

Qual assunto você gostaria de ler mais aqui? No que mais tem dúvidas? O Caderno do Enem quer saber sobre quais outros temas podemos escrever que irão ajudar nos seus estudos. Mande a sua sugestão de pauta para [email protected]

 

 

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia