5 dicas para se dar bem na escola nova

Começar o ano em uma nova escola é sempre um desafio que tira o sono de muitos estudantes. Para que se dar bem nesse primeiro momento, separamos algumas dicas que irão te ajudar a encarar essa fase de adaptação.

Por Caderno Educação

12/03/2018 às 18h06

O início de um novo ano letivo sempre traz novidades e mudanças para quem é estudante: novos horários, sala, professores, conteúdos…até mesmo você, que sem perceber cresceu, passou por novas experiências, formou novas opiniões, amadureceu… Porém, uma coisa que não muda e tira o sono de muitos jovens é o primeiro dia de aula em uma nova escola.

Isso é bem comum, pois tudo que é novo ou a gente não conhece dá um frio na barriga. Todo mundo já passou por isso ou ainda vai passar, e para que você comece o ano já com o pé direito e guarde uma boa recordação de como foi esse primeiro dia, separamos  5 dicas para você se dar bem na escola nova.

Leia também: Como se preparar para a volta às aulas

 

1) Planeje-se para o primeiro dia

Para que você fique menos perdido nesse primeiro momento é importante que você faça a sua parte:

– Prepare todo o seu material escolar com antecedência (mochila, livros, cadernos, pastas, canetas…).

– Separe o uniforme ou a roupa que irá nos primeiros dias. Seja você mesmo, mas nunca se esqueça de que você está indo para a escola.

– Confira seus horários antes das aulas começarem.

O conteúdo continua após o anúncio

– Procure saber também os locais das aulas: salas, laboratórios, quadra. Isso diminui as chances de você entrar em alguma sala errada ou simplesmente ficar perdido pelos corredores.Se possível, visite a escola antes do período letivo começar.

2) Esteja aberto a conversas

Dificilmente você será o único novato na turma. Vale uma aproximação com outros alunos novos, afinal eles também estão passando pela mesma situação que você. Assunto é o que não vai faltar, no mínimo, você terá uma companhia na hora do intervalo.

3) Preste atenção na aula

É comum que os professores analisem os novos alunos nos primeiros dias. Programe os seus estudos e dedique-se, apesar de toda essa parte social, você está ali para estudar.

4) Participe de atividades fora de sala

Busque por grupos de estudos, esportes, pesquisas, comitês compatíveis ao seu gosto. É mais uma forma de conhecer e interagir com pessoas com ideias semelhantes às suas, além, é claro, da própria experiência em participar de uma atividade extra.

5) Conecte-se à escola

SIga a página de sua escola nas redes sociais para se familiarizar mais com o local, professores e alunos. Aos poucos você vai criando seu círculo de amizades e tudo se tornará mais fácil e natural.

Confie em você! Vai dar tudo certo. A sua adaptação na escola é muito importante para o seu  desenvolvimento intelectual. Por mais que seja difícil se separar dos amigos e dos professores que já te conhecem, sair da nossa zona de conforto é importante. É uma ótima oportunidade para você crescer, conhecer coisas novas e aprender, é claro! O Caderno do Enem disponibiliza para você também Ebooks completos com diversas dicas para melhorar os seus estudos. Veja aqui!

 

Bolsas de estudo

Cursar uma graduação ficou ainda mais fácil com o apoio de projetos de financiamentos estudantis. Um desses programas é o Tô de Bolsa. Ele oferece bolsas de estudo de até 60% de desconto nas mensalidades durante toda graduação, sem a necessidade de renovação do financiamento. Interessou? Confira as bolsas, os descontos e todas as informações em todebolsa.com.br

 

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail





Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia