Tópicos em alta: tiroteio entre polícias / polícia / enem 2018

Minas Gerais se destaca com as maiores notas do Enem

Folha de São Paulo fez uma ampla análise dos colégios de rede pública e privada que tiveram as maiores notas do Enem em 2017. O estado de Minas Gerais se destaca nas primeiras posições.

Por Caderno Educação

09/07/2018 às 14h55- Atualizada 10/07/2018 às 14h56

Pelo quinto ano consecutivo, Minas Gerais lidera o ranking das escolas com as melhores notas do Enem. A poucos meses do Exame deste ano, a Folha de São Paulo divulgou no fim de junho o resultado de uma pesquisa feita em 6.499 escolas, sendo 5.227 públicas e 1.272 privadas.

No estudo, foram consideradas apenas escolas com pelo menos 61 estudantes no 3º ano em que foi calculada uma média com as notas da prova objetiva.

 

 

O colégio Bernoulli, de rede privada, localizado em uma região nobre na cidade de Belo Horizonte (MG), ocupa a primeira posição da pesquisa. Dos seus 298 alunos que fizeram o Enem em 2017, todos eles tiveram uma média 712,91 pontos nas questões objetivas e 840,81 na redação.

Ao longo do ano, os alunos chegam a fazer nove simulados do Enem. Para isso, eles são preparados com aulas no período da manhã e da tarde, aos sábados e prática de duas redações por semana.  A dedicação é toda focada nos estudos. O colégio extinguiu aulas de educação física, artes, teatro, trabalhos em grupo e excursões para as turmas do terceiro ano.

Confira os 10 primeiros colégios que tiveram as maiores notas do Enem em 2017

Bernoulli- Belo Horizonte (MG)

Fibonacci – Ipatinga (MG)

Dom Barreto – Teresina (PI)

Santo Antônio – Belo Horizonte (MG)

Santo Agostinho – Belo Horizonte (MG)

São Bento – Rio de Janeiro (RJ)

Coluni – Viçosa (MG)

Santo Agostinho – Nova Lima (MG)

Santo Agostinho – Rio de Janeiro  (RJ)

Magnum – Belo Horizonte (MG)

O conteúdo continua após o anúncio

Rede pública
Entre elas, destaca-se o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (Coluni), de Minas Gerais é o colégio público mais bem colocado no país (sétimo lugar no ranking). Em 2017, os seus alunos tiveram uma média de 689,81 pontos nas provas objetivas do Enem.

Ainda assim, a pesquisa reforça uma forte ligação entre o desempenho escolar com o nível socioeconômico dos alunos: escolas com jovens com um alto poder aquisitivo têm as maiores médias enquanto escolas onde  há um predomínio de estudantes de classe baixa, as notas são menores.

Rede pública rede privada

Embora Minas Gerais tenha esse destaque com as melhores notas, é no estado de São Paulo onde estão o maior número de escolas com melhores notas no Enem.

Unidades bem avaliadas Enem

O melhor colégio paulista aparece apenas na 11ª posição do ranking da pesquisa : o Vértice. De rede privada, localizado em Campo Belo, na zona sul da capital paulista, os seus alunos alcançaram a média de 686,50 pontos no último Enem e 769;39 na redação.

Leia também

Resultado do ProUni já está disponível

Sisu: confira os aprovados para o 2º semestre

Fies aumenta limite de mensalidade para financiamento

As notas do Enem são usadas como critério de avaliação para a entrada em diversas instituições de ensino superior no país. Porém a pesquisa da Folha mostra ainda que menos da metade dos alunos da rede pública fizeram as provas do Enem no ano passado. Enquanto na rede privada mais de 70% dos jovens no terceiro ano participaram do programa.

Enem 2018

As inscrições para o Enem 2018 foram encerradas no dia 18 de maio. As provas acontecem nos dias 4 e 11 de novembro neste ano. Aproveite as férias para colocar os seus estudos em dia. Ainda dá tempo!

 

Tô de Bolsa

Você não passou no Prouni ou no Sisu? Calma! Venha para o Tô de Bolsa!

Cursar uma graduação ficou ainda mais fácil com o apoio de projetos de financiamentos estudantis. Nós oferecemos bolsas de estudo de até 65% de desconto nas mensalidades durante toda graduação, sem a necessidade de renovação do financiamento.  

Aproveite o segundo semestre e garanta a sua bolsa. Quer saber mais? Clique aqui e comece a estudar já

 

Sugira uma pauta!

Qual assunto você gostaria de ler mais aqui? No que mais tem dúvidas? O Caderno do Enem quer saber sobre quais outros temas podemos escrever que irão ajudar nos seus estudos. Mande a sua sugestão de pauta para [email protected]

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia