Tutorial para inscrição do Enem 2018 em português e em libras já está disponível

O Inep disponibilizou nesta semana tutoriais online de como fazer as inscrições para o Enem 2018. Neste ano, devido à antecipação da solicitação de isenção, os candidatos devem se enquadrar ao sistema simplificado ou completo para se inscrever no programa. Saiba mais!

Por Caderno Educação

09/05/2018 às 10h14 - Atualizada 14/05/2018 às 10h15

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou tutoriais sobre como fazer a inscrição  para o Enem 2018, em português e em língua brasileira de sinais (libras).

Leia também:

Estão abertas as inscrições para o Enem 2018

Resultado dos pedidos de isenção para o Enem já está disponível

Edital do ENEM 2018 já está disponível! Confira as novidades

Inscrições Enem 2018

Neste ano, o candidato que for se inscrever para o Exame vai encontrar dois tipos de sistemas: o simplificado e o completo. Por causa da antecipação da solicitação de isenção, o processo de inscrição também mudou. Confira abaixo como cada um funciona:

Sistema simplificado: Deve ser acessado por quem já passou pelo sistema de isenção em abril,  informou previamente vários dados e, portanto, tem menos campos para preencher. Vale tanto para os candidatos que tiveram solicitação de isenção de taxa de inscrição aprovada, bem como os de solicitação reprovada; e aos concluintes do ensino médio, em 2018, em escola de rede púbica, que se ausentaram em 2017 e tiveram a justificativa de ausência reprovada. Confira aqui o tutorial  da inscrição simplificada.

Sistema completo:  Devem fazer inscrição por esse sistema os concluintes do ensino médio, em 2018, em escola da rede pública, que não solicitaram isenção; e os candidatos que acessam o sistema pela primeira vez. Acesse aqui o tutorial da inscrição completa.

 

 

Outra novidade para este ano se refere ao atendimento especializado. Os participantes do Enem 2017 que tiveram aprovado o laudo de comprovação do código de Classificação Internacional de Doenças (CID) não precisarão apresentar novo laudo em 2018 se a solicitação for para a mesma necessidade. Confira também os tutoriais de libras simplificado e completo.

 

O conteúdo continua após o anúncio

Mais de 2 milhões de pessoas já fizeram a sua inscrição para o Enem 2018 até esta quarta-feira,9. O número é 23% maior do que o ano passado. A previsão é de que  o total de candidatos inscritos chegue a 7,5 milhões. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site e vão até às 23h59 de 18 de maio. Fique ligado!

Cronograma Enem 2018:

2 a 11 de abril – Solicitação de isenção da taxa de inscrição

23 de abril –  Resultado do pedido de isenção

23 a 29 de abril –  Recurso contra resultado do pedido de isenção

7 a 18 de maio – Inscrições

7 a 23 de maio – Pagamento da taxa de inscrição

28 de maio a 3 de junho – Solicitação de atendimento pelo nome social

4 de novembro e 11 de novembro – Aplicação das provas

Bolsas de estudo

Cursar uma graduação ficou ainda mais fácil com o apoio de projetos de financiamentos estudantis. Um desses programas é o Tô de Bolsa. Ele oferece bolsas de estudo de até 60% de desconto nas mensalidades durante toda graduação, sem a necessidade de renovação do financiamento. Quer saber mais? Clique aqui para conferir!

 

 

Sugira uma pauta!

Qual assunto você gostaria de ler mais aqui? No que mais tem dúvidas? O Caderno do Enem quer saber sobre quais outros temas podemos escrever que irão ajudar nos seus estudos. Mande a sua sugestão de pauta para [email protected].

 

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail





Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia