Tópicos em alta: eleições 2018 / polícia / outubro rosa

Prazo para pedir isenção na taxa de inscrição do Enem é ampliado

Foi prorrogado para o próximo dia 15 de abril o prazo para o pedido de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2018.

Por Caderno Educação

09/04/2018 às 17h43- Atualizada 10/04/2018 às 10h03

Os candidatos que têm o direito à isenção na taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 ganharam mais 4 dias para fazer a solicitação. Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) divulgou na sexta-feira,6, os estudantes têm até às 23h59 do dia 15 de abril. O prazo era até esta quarta-feira, 11. O pedido de isenção deve ser feito direto no site do Enem.

Segundo o Inep, a prorrogação da data tem o objetivo de fornecer mais tempo hábil para que os participantes se adequem às novidades desta edição, garantindo que todos aqueles com direito à isenção façam a solicitação.

 

Clique e encontre a bolsa de estudos ideal pra você
 

A nova data é válida também aos estudantes que precisam justificar a ausência na edição de 2017. Essa é uma das mudanças lançada no edital do exame deste agora: essa justificativa é obrigatória para quem teve direito à gratuidade na edição do ano passado, mas faltou aos dois dias de aplicação, e ainda quer fazer o Enem 2018 sem pagar a inscrição.

Vale lembrar que todos os interessados em fazer o Enem 2018, isentos ou não, deverão fazer a inscrição entre 7 e 18 de maio.

Veja também:

Edital do ENEM 2018 já está disponível! Confira as novidades

5 filmes para reforçar os seus estudos

Aprenda 5 técnicas de estudo

O conteúdo continua após o anúncio

Quem tem direito à isenção da taxa

– Alunos que estão cursando o terceiro ano do ensino médio na rede pública;

– Candidatos que fizeram o Encceja e conseguiram a proficiência suficiente para o diploma nas áreas em que se inscreveram;

– Alunos que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista na rede privada e tenham renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

– Candidatos que declaram estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda;

– Participante que está inscrito no CadÚnico.

Para todos os casos de solicitação de isenção da taxa, o participante deverá ter documentos que comprovem a condição declarada sob pena de responder por crime contra a fé pública e de ser eliminado do exame. Se a solicitação for negada, ainda é possível recorrer da decisão, na Página do Participante, entre 23 e 29 de abril.

Em último caso, o candidato ainda tem a opção de fazer a inscrição em maio, pagando a taxa de R$82.Confira aqui o passo a passo para fazer o pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2018.

 

Calendário oficial Enem 2018

  1. Pedido de isenção e justificativa de falta: 2 a 11 de abril
  2. Resultado pedido de isenção: 23 de abril
  3. Apresentação de recurso para garantia da isenção: 23 a 29 de abril
  4. Divulgação da análise do recurso feita pelo Inep: até 5 de maio
  5. Inscrições: de 7 a 18 de maio. A Taxa de inscrição custa R$82 e poderá ser paga até 23 de maio.
  6. Provas: 4 e 11 de novembro
  7. Gabarito: divulgação prevista para 14 de novembro.

Bolsas de estudo

Cursar uma graduação ficou ainda mais fácil com o apoio de projetos de financiamentos estudantis. Um desses programas é o Tô de Bolsa. Ele oferece bolsas de estudo de até 60% de desconto nas mensalidades durante toda graduação, sem a necessidade de renovação do financiamento. Quer saber mais? Acesse:  www.todebolsa.com.br/

 

Sugira uma pauta!

Qual assunto você gostaria de ler mais aqui? No que mais tem dúvidas? O Caderno do Enem quer saber sobre quais outros temas podemos escrever que irão ajudar nos seus estudos. Mande a sua sugestão de pauta para [email protected]

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail





Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia