Tópicos em alta: polícia / chuva

Como fazer o seu pedido de isenção para o Pism 2019

Confira quem pode solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Pism 2019. Os estudantes têm até as 15h desta sexta-feira,10, para fazer o pedido no site da Copese.

Por Caderno Educação

08/08/2018 às 18h04- Atualizada 08/08/2018 às 18h08

Os candidatos que irão participar de um dos módulos do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2019 e desejam pedir isenção na taxa de inscrição, têm até às 15h desta sexta-feira, 10, para fazê-lo.

A solicitação deve ser feita online, diretamente no site da Copese no momento da inscrição, na Área do Candidato. Para se inscrever é necessário que o candidato apresente o número do seu CPF assim como um endereço de e-mail válido e ativo.

 

Encontre sua bolsa de estudos

Quem pode fazer o pedido de isenção

Estudantes que tenham cursado o ensino médio em escola de rede pública ou na rede privada com bolsa integral, e que tenham renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um e meio salário mínimo per capita.

Nesse caso, o candidato deve apresentar uma cópia digitalizada e legível da Declaração Escolar das séries do Ensino Médio cursadas e da série na qual está matriculado, com carimbo e assinatura do funcionário da escola.

Já estudantes da rede privada é necessário que a declaração conste que receberam bolsa total.

Uma terceira possibilidade ainda de tentar a isenção da taxa do Pism é via CadÚnico desde que o candidato indique que pertence a família de baixa renda e informe o seu Número de Identificação Social – NIS (com onze dígitos) ao preencher o cadastramento on-line de inscrição.

Resultado

Estará disponível a partir das 15h do dia 20 de agosto, segunda-feira. Se o seu pedido de isenção for negado, será preciso gerar o  Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagar a taxa de inscrição (R$ 120) até as 20h do dia 28 de agosto, para que a sua inscrição no Pism seja feita.

Os candidatos que conseguirem isenção precisam apenas verificar a emissão do comprovante definitivo de inscrição.

 

Leia também:

O conteúdo continua após o anúncio

Inscrições para o Pism 2019 estão abertas

Edital do Pism é divulgado e oferece 2.323 vagas para 2019

Fies divulga resultado do 2º semestre de 2018

 

Pism

Inscrições Pism 2019

 

O Programa de Ingresso Seletivo Misto — Pism é um processo de avaliação seriada da UFJF  em que os candidatos participam de três módulos de avaliação (I, II e III), um ao final de cada ano do Ensino Médio. Essa  é uma das principais vantagens do Pism que mais atraem os estudantes, pois eles têm os seus conhecimentos avaliados anualmente, ou seja, em cada prova é cobrado apenas o conteúdo estudado naquele ano letivo.

As inscrições para o programa estão abertas até às 18h do dia 27 de agosto.

Já as provas acontecem nos dias 1 e 2 dezembro em quatro cidades: Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé e Volta Redonda (RJ).

 

Bolsas de estudo

Cursar uma graduação ficou ainda mais fácil com o apoio de projetos de financiamentos estudantis. Um desses programas é o Tô de Bolsa. Ele oferece bolsas de estudo de até 60% de desconto nas mensalidades durante toda graduação, sem a necessidade de renovação do financiamento.  

Aproveite o segundo semestre e garanta a sua bolsa. Quer saber mais? Clique aqui e comece a estudar já!

 

Sugira uma pauta!

Qual assunto você gostaria de ler mais aqui? No que mais tem dúvidas? O Caderno do Enem quer saber sobre quais outros temas podemos escrever que irão ajudar nos seus estudos. Mande a sua sugestão de pauta para [email protected]

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia