Vagas para o Sisu 2018/2 já podem ser consultadas

O MEC divulgou nesta semana as vagas abertas para a edição do segundo semestre do Sisu 2018. São 57.271 vagas disponíveis em 68 instituições de ensino superior. Confira aqui!

Por Caderno Educação

08/06/2018 às 12h25 - Atualizada 08/06/2018 às 12h28

Os estudantes interessados em participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já podem consultar as vagas disponíveis para o segundo semestre de 2018. São 57.271 vagas oferecidas nesta edição distribuídas em 68 instituições de ensino superior. Consulte aqui as vagas abertas. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 12 e 15 de junho (até às 23h59), exclusivamente pelo site oficial do Sisu.

Sisu 2018/2

 

– Quem pode participar?

As vagas estão disponíveis para o estudante que fez a prova do Enem em 2017 e obteve nota acima de zero em redação.

–  Como me inscrever?

O candidato deverá acessar o site do Sisu no período de inscrições e informar o número de inscrição e a senha do Enem 2017 e escolher, por ordem de preferência, até duas opções de cursos ofertadas pelas instituições participantes do programa. É possível mudar as alternativas durante o período de inscrição, sendo considerada válida a última modificação confirmada.

O processo é integralmente gratuito.

Veja aqui o Edital  da 2ª edição de 2018 do Sisu publicado pelo Diário Oficial da União (D.O.U.).

– Matrícula

O resultado da chamada regular está previsto para ser divulgado no dia 18 de junho. Os contemplados terão seis dias para efetuar as matrículas, entre 22 e 28 deste mês, considerando ainda os dias, horários e locais de atendimento definidos pelas instituições em seus editais próprios.

Lista de espera: estará disponível entre os dias 22 e 27 de junho, sendo necessário que o candidato manifeste interesse na participação. As convocações dos candidatos em lista de espera pelas instituições começa em 3 de julho e vão até 21 de agosto.

 

Fique por dentro também:

Como escolher o curso certo no Sisu

Como monitorar a nota de corte do Sisu durante a inscrição?

O conteúdo continua após o anúncio

Como funciona o Sisu? Veja regras para entrar na faculdade

– Peso e Nota

Entre os dias 12 e 15 de junho o sistema irá calcular uma vez por dia a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos.

Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferenciados para as provas do Enem. O estudante poderá consultar essa informação no momento da inscrição. Neste caso,  ao se inscrever para cursos em que a instituição adotou um peso diferente, o sistema fará cálculo automaticamente de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota. Sendo assim, o candidato pode ter notas diferentes para cursos diferentes.

Nota mínima: algumas instituições de ensino estabelecem uma nota mínima para inscrição em certos cursos. Ao concorrer uma vaga, o candidato fica sabendo se tem nota o suficiente para entrar naquele curso. Caso não, ele pode buscar por outro ou mudar de instituição.

Sisu 2018

 

O Sisu foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para possibilitar que o maior número possível de alunos usem suas notas no Enem para garantir a vaga nas mais diversas universidades públicas do país. A intenção é unificar a oferta de vagas de instituições de ensino superior federais, estaduais e institutos de educação profissional de todo o Brasil.

 

Bolsas de estudo

Cursar uma graduação ficou ainda mais fácil com o apoio de projetos de financiamentos estudantis. Um desses programas é o Tô de Bolsa. Ele oferece bolsas de estudo de até 60% de desconto nas mensalidades durante toda graduação, sem a necessidade de renovação do financiamento.  

Aproveite o segundo semestre e garanta a sua bolsa. Quer saber mais? Clique aqui e comece a estudar já!

 

Sugira uma pauta!

Qual assunto você gostaria de ler mais aqui? No que mais tem dúvidas? O Caderno do Enem quer saber sobre quais outros temas podemos escrever que irão ajudar nos seus estudos. Mande a sua sugestão de pauta para [email protected]

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail





Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia