Tópicos em alta: polícia / chuva

Quais são as áreas de conhecimento avaliadas no Enem?

Todo o conteúdo do Ensino Médio é distribuído em 4 áreas de conhecimento cobradas em dois dias de provas do Enem. Saiba como é feita essa divisão e se prepare!

Por Caderno Educação

05/09/2018 às 17h32- Atualizada 05/09/2018 às 17h42

A forma como os conteúdos do Enem são cobrados nas provas se difere um pouco dos demais vestibulares. Com o principal objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil, desde 2009, o programa divide suas provas por áreas do conhecimento para testar o nível de instrução de cada aluno.

As áreas de conhecimento do Enem

→ Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

→ Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.

→ Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.

→ Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

Cada área do conhecimento tem 45 questões objetivas e diferentes graus de dificuldade. No primeiro dia do exame são aplicadas as conhecimento tem 45 questões objetivas e diferentes graus de dificuldade. No primeiro dia do exame são aplicadas as provas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza além da redação. Os estudantes têm cinco horas e 30 minutos para resolver tudo.

O segundo dia é a vez de testar os conhecimentos em Matemática e Linguagens. Os candidatos têm cinco horas para fazer essas provas.

Encontre sua bolsa de estudos
 

A redação é um texto  que deve ser desenvolvido à caneta, na forma de dissertação argumentativa em até 30 linhas. Propostas que fogem desse padrão ou fujam completamente do assunto abordado podem comprometer seriamente a nota do aluno.

O tema sempre explora alguma grande questão política, social ou cultural presente em nosso país ou no mundo.  Em 2017, a redação foi sobre o “Desafio para a formação educacional de surdos no Brasil”. Fique sempre de olho nos noticiários!

Confira também:

20 anos de Enem: O que mudou?

Inscrições para o Pism 2019 estão abertas

Minas Gerais se destaca com as maiores notas do Enem

O conteúdo continua após o anúncio

Desde 2017, o MEC alterou a ordem de aplicação das provas após fazer uma consulta pública e perceber que os estudantes achavam o exame muito cansativo. Apesar da mudança, o exame mantém a ideia de cobrar uma mesma questão conhecimentos multidisciplinar  e temas da atualidade como forma de fazer com que o aluno reflita sobre os acontecimentos do mundo.

Outra mudança mantida neste ano ainda, é a realização das provas em dois domingos seguidos, sendo a redação cobrada no primeiro dia.

 

Em 2018, 5,5 milhões se inscreveram no Enem, 18% a menos do número de inscritos em 2017.

 

Fique de olho nas próximas datas do cronograma deste ano:

22 de outubro – Cartão de inscrição estará disponível

4 de novembro e 11 de novembro – Aplicação das provas

17 de janeiro de 2019 – Divulgação notas Enem 2018

 

O que fazer com a minha nota do Enem?

O Enem desempenha diversas funções,além de medir o nível de conhecimento do brasileiro obtido até o Ensino Médio,  ele se tornou critério seletivo para a entrada em mais de 1400 instituições de ensino tanto nas redes públicas quanto nas privadas.

Além disso, o Enem é a única forma para participar do

Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa distribui vagas em universidades públicas por todo o país;

Programa Universidade para Todos (ProUni) que  é direcionado a estudantes que buscam bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades particulares em todo o Brasil;

Fundo de financiamento estudantil (FIES) que financia a juros baixos a mensalidade de cursos superiores com o pagamento facilitado, que só começa a contar depois da conclusão da faculdade.

Bolsas de estudo

Cursar uma graduação ficou ainda mais fácil com o apoio de projetos de financiamentos estudantis. Um desses programas é o Tô de Bolsa. Ele oferece bolsas de estudo de até 60% de desconto nas mensalidades durante toda graduação, sem a necessidade de renovação do financiamento.  

Aproveite o segundo semestre e garanta a sua bolsa. Quer saber mais? Clique aqui  e comece a estudar já!

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia