Tópicos em alta: eleições 2018 / polícia / outubro rosa

Prazo para renovação do Fies foi prorrogado

O prazo para o aditamento de contrato do Fies foi prorrogado para o dia 10 de maio. A cada semestre, estudantes que são beneficiados pelo programa devem renovar seu contrato pelo site do SisFies. Segundo o MEC, estima-se que cerca de 1,1 milhão de contratos devem ser renovados neste semestre.

Por Caderno Educação

04/05/2018 às 11h48 - Atualizada 09/05/2018 às 10h48

 

Os estudantes que já são beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil  (Fies) têm até a próxima quinta-feira, 10, para renovar o seu contrato com o programa. O prazo que até então era 30 de abril foi adiado após decisão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) devido a instabilidade registrada no site gerada pelo alto número de acessos na segunda-feira.

Aditamento Fies

Esse procedimento deve ser feito semestralmente pelos alunos, acessando o site do SisFies na área de Aditamento de Contrato. Segundo o Ministério da Educação, cerca de 1,1 milhão de contratos devem ser renovados neste semestre.

Fique ligado! Caso o aditamento tenha alguma alteração nas cláusulas do contrato, o estudante precisa levar a nova documentação ao agente financeiro [Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal] para finalizar a renovação. Nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Leia mais:

Novo Fies: veja como será o programa de financiamento estudantil a partir de 2018

Edital do ENEM 2018 já está disponível! Confira as novidades

Resultado dos pedidos de isenção para o Enem já está disponível

 

No ano passado, o MEC mudou as regras para o FIES. Uma das principais novidades é a oferta de 100 mil vagas a juro zero para estudantes mais carentes. O novo FIES é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em três diferentes modalidades.

O conteúdo continua após o anúncio

Na primeira, o novo FIES oferecerá vagas com juros zero para os estudantes que  tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam consideravelmente.

As outras modalidades de financiamento são para estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos. Elas funcionarão com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento. Atualmente, a taxa de juros é fixa em 6,5% ao ano. Para tirar as dúvidas dos estudantes, o MEC preparou um site sobre as novas regras do financiamento estudantil.

 

Inscrições Fies 2/2018

As inscrições para o FIES do segundo semestre de 2018 devem abrir julho, a data oficial ainda não foi divulgada.

 

Inscrições Enem 2018

A partir desta segunda-feira, 7, estarão abertas as inscrições para o Enem 2018 no site oficial do programa. Os candidatos ao Exame têm até 18 de maio para participar. O prazo para o pagamento da taxa de inscrição de R$82 termina no dia 23 de maio. Programe-se!

 

Bolsas de estudo

Cursar uma graduação ficou ainda mais fácil com o apoio de projetos de financiamentos estudantis. Um desses programas é o Tô de Bolsa. Ele oferece bolsas de estudo de até 60% de desconto nas mensalidades durante toda graduação, sem a necessidade de renovação do financiamento. Quer saber mais? Clique aqui!

 

Sugira uma pauta!

Qual assunto você gostaria de ler mais aqui? No que mais tem dúvidas? O Caderno do Enem quer saber sobre quais outros temas podemos escrever que irão ajudar nos seus estudos. Mande a sua sugestão de pauta para [email protected]

Tópicos:

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail





Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia