Estudar ou descansar nas férias: o que fazer?

Estudar ou descansar nas férias? Confira algumas dicas que poderão te ajudar a organizar seu tempo e fazer tudo o que você deseja nessas férias.

Por Louise Vianello

03/01/2018 às 10h45

Com as férias de fim de ano é normal surgirem dúvidas nos vestibulandos em relação ao que fazer com o tempo vago, não é mesmo?



De um lado, a vontade de descansar e aproveitar o tempo com os amigos, do outro, os planos de colocar os estudos em dia para estar afiado quando o vestibular chegar. O que deve imperar nesse período segundo especialistas, é o equilíbrio. 

O equilíbrio pode ser posto em prática através de um planejamento consequente e coerente com a realidade do estudante.

Saiba mais em “Como fazer um plano de estudo para as férias”.

Confira algumas dicas que poderão te ajudar a organizar seu tempo e fazer tudo o que você deseja nessas férias.

Faça revisões

Aproveite as férias para rever conteúdos que você já estudou. Isso ajuda a fixar a matéria e deixa você esperto para o próximo ano.

Mantenha uma rotina

Um erro muito comum nas férias é não ter horário para nada. Mantenha horários para acordar, fazer suas refeições e estudar. Assim, você não perde o ritmo na hora de começar o semestre.

Leitura em dia

Aproveite esse tempo para ler outros livros. Isso ajuda a desenvolver o raciocínio, a linguagem e de quebra, você absorve novas informações.

O conteúdo continua após o anúncio

Confira “6 dicas para ler melhor”.

Descanse

O descanso é fundamental nesse período para repor as energias, assim você chega com gás total para o próximo semestre. Estipule algumas horas do seu dia para isso e deixe o sono em dia.

Cuide da saúde

Não precisa nem dizer que devemos cuidar da saúde o ano todo, mas com a falta de tempo é normal relaxar nessa área. Pratique exercícios físicos e se alimente corretamente.

A ideia de estudar pode ser mais interessante se os horários forem alternados entre atividades de lazer e estudo. O importante é sempre respeitar os momentos, dormir bem, adotar uma dieta que priorize alimentos saudáveis e contemplar períodos de relaxamento.

Estudante cansado não é um estudante produtivo. Por isso, tão importante quanto o tempo reservado para estudos nas férias, é o tempo destinado ao descanso e convívio com a família e amigos.

Além disso, é importante ter em mente que cada estudante tem as suas necessidades e ritmo e que, somado a isso, será preciso selecionar os conteúdos de estudo que merecem mais atenção. A partir daí é que deve ser definido o tempo necessário para esclarecer dúvidas e exercitar o aprendido.

Clique e encontre a bolsa de estudos ideal pra você

Uma boa dica, é aproveitar que as aulas, e a necessidade obrigatória de ficar em uma sala fechada ainda não voltaram e busque lugares agradáveis para estudar para como praças, parques e lugares abertos.

Todo mundo deve ter pelo menos uma semana de descanso completo, para relaxar, curtir. Se você já curtiu bastante a sua semana de lazer total, a última semana de férias deve ser usada para retomar o ritmo. Ela funciona como um “aquecimento” antes do último semestre de total dedicação.

Mas e o que estudar?

Muitos estudantes têm dúvidas sobre quais matérias estudar durante as férias. O ideal é que o estudante foque naqueles conteúdos em que possui mais dificuldades, mas que também possa ampliar seus domínios.

Que tal aproveitar seu tempo e rever as disciplinas em que ainda têm alguma dúvida ou aquelas em que nem começou a estudar? Aproveite esse tempo para fazer provas de vestibulares anteriores.  Mas fique atento, não se  esqueça de reservar um tempo de descanso, nas férias e fora delas. Nas devidas proporções, o estudante deve ter tempo sempre para a sua vida social, para se alimentar adequadamente e, claro, dormir bem.

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail





Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia