Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / chuva / polícia / obituário

Como se preparar para a volta às aulas

Sair do ritmo de férias, ter que voltar a acordar na hora determinada e retomar a rotina de estudos pode desanimar um pouco. Mas, fique calmo! Se preparando, é possível. Confira algumas dicas para tirar o melhor proveito das aulas e alavancar as suas notas.

Por Louise Vianello

02/02/2018 às 13h17

Nós do Caderno do Enem acompanhamos sempre a rotina de aluno espalhados por todo o Brasil e sabemos que voltar às aulas depois das longas férias de Dezembro e Janeiro não é nada fácil, ainda mais com o Carnaval tão pertinho.

Sair do ritmo de férias, ter que voltar a acordar na hora determinada e retomar a rotina de estudos pode desanimar um pouco. Mas, fique calmo! Se preparando, é possível tirar o melhor proveito das aulas e alavancar as suas notas.

Vamos as dicas para você voltar com tudo às aulas?


Organize-se

Não espere chegar chegar o último momento para organizar o seu material. Aproveite os dias restantes para deixar tudo em ordem e separar o que você precisa. Caso você ainda não tenha feito isso, essa é a hora de fazer aquela faxina na mochila, no estojo e no fichário ou organizar as coisas novas.

Leia também “Como me organizar para voltar a estudar”.

Planeje-se

Tenha uma agenda para se organizar e faça dela a sua melhor amiga. Marque datas importantes, semanas de provas e conteúdos que você precisa estudar mais. Se esse é o seu ano do vestibular ou se você vai prestar o Enem 2017, essa é a hora de colocar no papel todos os temas que você precisa reforçar.

Saiba mais em “4 passos para montar um cronograma de estudos”.

Crie metas

Elas podem ser tanto nos estudos quanto sociais. O ano letivo vai começar, quais são os seus objetivos? Você pode querer trabalhar mais em grupo, fazer novos amigos, aumentar a nota em determinada matéria. Reúna todos os seus objetivos e marque-os. A ideia é ir riscando um a um ao longo desses meses. E não se esqueça de abandonar hábitos que não o deixam estudar.

Saiba mais em “Como abandonar velhos hábitos para estudar melhor”.

O conteúdo continua após o anúncio

Clique e encontre a bolsa de estudos ideal pra você

Durma bem

É comum que os horários fiquem bagunçados durante as férias. Por isso, se você ainda não se acostumou outra vez à rotina, é hora de começar. Tente dormir uma hora mais cedo do que você tem dormido e acordar antes também. A ideia é fazer com que o seu corpo se ajuste a mudança de horário gradualmente.

Confira outras dicas em “6 dicas de produtividade para melhorar os estudos”.

 

Seja positivo

Não veja a volta às aulas como algo chato, mas como uma oportunidade de aprender mais e desenvolver o seu potencial. Se você fixar a sua mente em pensamentos como “não acredito que as férias acabaram”, todo o processo será bem mais difícil. Encontre pontos positivos em voltar a estudar e foque neles.

Para ajudar nesses pensamentos, leia também “7 motivos para voltar a estudar com ânimo depois das férias”.

Ah, e se você ainda não chegou ao ensino superior e está em dúvida de qual profissão seguir, temos um teste vocacional que pode te ajudar a descobrir que caminho seguir. Saiba mais clicando no botão abaixo. 

Se você seguir esses conselhos, com certeza irá mandar bem neste semestre!  🙂



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Desenvolvido por Grupo Emedia