5 dicas para aliviar a TPM
A tensão pré-menstrual é uma dura realidade para 75% das mulheres brasileiras, por isso eu separei 5 dicas para aliviar a TPM e ter uma vida mais tranquila.
A tensão pré-menstrual é uma dura realidade para 75% das mulheres brasileiras. Inchaços, dores de cabeça, variações de humor, depressão e cólica são apenas alguns dos sintomas do distúrbio. Por isso no post de hoje eu separei 5 dicas para aliviar a TPM e ter uma vida mais tranquila.
Mas o que desencadeia a tensão pré-menstrual? Um dos principais motivos para o surgimento da TPM é o desequilíbrio hormonal que antecede a menstruação. Essa alteração impacta o sistema nervoso central, atuando na função do neurotransmissor serotonina. Por isso é tão comum se sentir deprimida durante esse período.
Continue a leitura e descubra o que podem causar a doença, os seus principais sintomas, além de conferir algumas dicas para aliviar a TPM e melhorar o seu bem-estar.
Causas e sintomas da TPM
Além dos hormônios, outras condições podem contribuir para o surgimento da doença, como:
- Alterações químicas no cérebro;
- Dieta pobre em nutrientes e rica em alimentos processados;
- Baixos níveis de vitaminas e minerais;
- Estresse;
- Depressão;
- Ansiedade;
- Problemas da tireoide
- Consumo de álcool e cafeína;
- Obesidade;
- Sedentarismo.
A TPM pode variar de pessoa para pessoa, mas estimativas sugerem que de 30 a 40% das mulheres têm as suas atividades diárias prejudicadas pelos sintomas físicos e psicológicos da doença. A TPM pode se manifestar das seguintes maneiras:
- Surgimento de acnes, principalmente no rosto;
- Dores nas costas;
- Inchaços no estômago e abdômen;
- Alterações no apetite;
- Constipação;
- Choro frequente;
- Depressão;
- Batimento cardíaco acelerado;
- Sensação de irritabilidade, tensão ou ansiedade;
- Cansaço;
- Dor de cabeça;
- Mudanças de humor;
- Seios inchados;
- Aumento de peso.
Mas, apesar de todo esse quadro um pouco aterrorizador, algumas atitudes podem amenizar os sintomas da TPM.
5 dicas para dicas para aliviar a TPM
1 – Faça exercícios físicos regularmente
Você já deve estar cansada de saber que a atividade física é benéfica para o corpo e organismo de maneira geral, né? É claro que essas vantagens também se estendem para a TPM. Quando nos movimentamos liberamos endorfina para o corpo. A substância é responsável pela sensação de alegria e bem-estar. Além disso, exercícios físicos tendem a relaxar o nosso corpo, aliviando as tensões da TPM.
2 – Preste atenção na sua alimentação
Comer adequadamente precisa ser algo para a vida toda, mas durante a TPM é preciso ter a atenção redobrada. Alimentos ricos em sal e gordura devem ser evitados, assim como cafés e outras bebidas à base de cafeína. Fuja dos doces mesmo quando o organismo gritar por um e não consuma álcool durante o período. Tudo isso contribui para o aparecimento de náuseas, inchaços, enxaquecas, dores nos seios e alterações de humor.
Dê preferência para alimentos mais leves como frutas, vegetais, grãos e algumas carnes como peixes, frango e porco.
3 – Consuma alimentos ricos em magnésio
Os produtos ricos em magnésio são uma boa opção para passar pela TPM com menos sofrimento. O mineral é um aliado para aliviar dores de cabeça, melhorar o sono e a irritabilidade. Alguns alimentos como carne vermelha, frutos do mar, vegetais verdes e laticínios são ótimas fontes de magnésio.
4 – Invista em chás para aliviar as cólicas
Já te contei por aqui que os chás são incríveis e poderosos! Eles tratam uma série de sintomas como incômodos gastrointestinais e irritabilidade. Pois saiba que a bebida também pode ser uma grande aliada da TPM. Infusões como a de camomila ajudam no controle da dor, além de promover o relaxamento. O chá verde também é recomendado por causa da sua propriedade diurética. O importante é aproveitar os benefícios das bebidas!
5 – Aposte na drenagem linfática para reduzir o inchaço
A drenagem linfática é uma opção de tratamento para melhorar os sintomas da TPM. As manobras drenam o excesso de líquido acumulado, um dos sintomas mais incômodos do distúrbio. Desse jeito, a drenagem linfática atua sobre inchaço, além de aliviar outros sintomas. Para completar, o método promove um relaxamento no corpo, o que pode ter um efeito analgésico, reduzindo dores como a enxaqueca, por exemplo.
A sorte é que a Corpo S/A tem procedimentos que podem te ajudar nesses dias tão difíceis. Além de promoverem a perda de peso, os nossos pacotes ajudam no bem-estar físico e emocional, te deixando mais relaxada e pronta para sobreviver à TPM!