7 chás que melhoram a saúde
A sabedoria milenar dos asiáticos tem muito mais a nos ensinar do que imaginamos. No Japão, na Coreia do Sul e na China consumir chás é um hábito comum. Saborosas, as bebidas possuem propriedades digestivas, antioxidantes, colaboram para a aceleração do metabolismo, do sistema imunológico, entre outras vantagens. É por isso que no artigo de hoje eu separei 7 chás que melhoram a saúde para você adotar na sua rotina.
Além dos asiáticos, os chás também fazem parte da cultura inglesa. Lá na terra da Rainha a bebida tem até um horário todinho para ela: às 17h. Para te deixar ainda mais curioso e maravilhado sobre os chás, vale lembrar que cada infusão tem particularidades, benefícios e propriedades diferentes. O importante é conhecer cada um deles e saber qual é a melhor opção para o que você busca.
Preparado para conhecer as maravilhas dessa bebida?
7 chás que melhoram a saúde
1 – Chá verde
O queridinho dos asiáticos, principalmente dos japoneses, o chá verde é rico em antioxidantes. Além de combater os radicais livres que promovem o envelhecimento da pele e do organismo, a bebida também funciona como termogênico, acelerando o nosso metabolismo e auxiliando na perda de peso.
2 – Chá branco
Outra opção com ação antioxidante, o chá branco também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e degenerativas. Para completar, a bebida tem ação anti-inflamatória e protege o fígado. Outro grande diferencial do chá branco é a L-teanina, substância que favorece a produção de dopamina e serotonina pelo nosso cérebro. Esses neurotransmissores estão relacionados com a sensação de relaxamento e bem-estar.
3 – Chá preto
A bebida ajuda no controle da pressão alta e protege o corpo de diversas doenças, já que promove uma melhora no sistema imunológico. Além disso, esse tipo de chá também tem ação antioxidante. Rico em cafeína, a bebida é estimulante e ótima para dar aquela sacudida no dia de trabalho, beneficiando a memória e a vitalidade. O chá preto também é termogênico e possui minerais como o potássio e magnésio, ótimos para o fortalecimento de nervos e músculos.
4 – Chá de hibisco
De cor bonita e atraente, o chá de hibisco tem uma infinidade de vantagens. Ele é antioxidante, faz bem ao coração e à circulação sanguínea, combate e elimina o acúmulo de gordura e ainda controla o colesterol. Completíssimo e super saudável!
5 – Chá de Camomila
Esse tipo da bebida é ótima para acalmar os ânimos mais exaltados. O chá de camomila ajuda no combate da ansiedade e da TPM. Além disso ele melhora os quadros de enxaquecas. Uma boa dica é tomar a bebida antes de dormir. Ela relaxa e você ganha uma noite de sono revigorante.
6 – Chá de erva cidreira
Outro chá que acalma é o de erva cidreira. A planta age como um sedativo natural e promove o relaxamento do corpo. Além disso este chá alivia as dores de cabeça, protege o fígado, melhora o refluxo e outros problemas digestivos. Para completar, a bebida combate os gases e é um ótimo aliado no tratamento da tosse.
7 – Chá mate
O tipo da bebida mais popular no Brasil, o chá de erva mate é o queridinho das praias – nada melhor que um copo bem gelado para aliviar o calor – e mora no coração dos gaúchos, sendo parte da cultura e da rotina no Rio Grande do Sul. A verdade é o que o chá mate é um forte antioxidante e é rico em vitaminas, proteínas, óleos essenciais e sais minerais. Para completar a bebida beneficia o sistema digestivo, os pulmões, além de acelerar o metabolismo – promovendo a perda de peso.
E os benefícios dessas bebidas não param por aqui. Existem diversas opções de ervas que podem ser consumidas em forma de chá e que fazem muito bem para a saúde. Basta dar uma olhada nos supermercados e lojinhas naturais mais próximas de você. Nossa dica é o Santa Ana A Granel. Lá você encontra mais de 400 produtos naturais a granel, além de centenas de opções para seu dia a dia se tornar mais saudável e leve.
Não importa se você prefere quente ou gelado: se jogue nos chás e desfrute das maravilhas dessa bebida que atravessou os séculos e continua provando que é insubstituível. Mas ATENÇÃO: eles devem ser consumidos sem adição de açúcares.