Cerveja artesanal: a redescoberta de um mercado em transformaĆ§Ć£o
O mercado de cervejas passa por mudanƧas sucessivas. Trata-se de um novo nicho ou, melhor dizendo, um segmento redescoberto. Ao se avaliar os dados do setor a partir de 2008, percebe-se que os fabricantes de cervejas especiais tiveram intensa expansĆ£o. Em termos percentuais, houve crescimento de 715% em dez anos.
Com certeza, isso Ć© reflexo de mudanƧas nos hĆ”bitos dos consumidores e do mercado de forma geral. De acordo com a Innovare Pesquisas, a produĆ§Ć£o brasileira de cerveja industrial caiu cerca de 20% em 2015, quando comparada ao ano anterior (dados da Reuters). As cervejas especiais, no entanto, registraram uma alta no consumo, segundo estudo da Mintel – InteligĆŖncia de Mercado: suas vendas cresceram 36%.
Essas mudanƧas profundas vĆŖm impactando fortemente o modelo de negĆ³cio. Grande parte estĆ” ligada Ć mĆ”xima das cervejas especiais: ābeba menos e beba melhorā.
Em Juiz de Fora, a tradiĆ§Ć£o cervejeira vem do perĆodo da colonizaĆ§Ć£o alemĆ£, que se iniciou a partir de 1850, perĆodo em que a regiĆ£o recebeu mais de mil imigrantes alemĆ£es. Na Ć©poca, nove cervejarias foram abertas na cidade e, por muito tempo, funcionaram simultaneamente: Cervejaria Barbante (Sebastian Kunz ā 1861), Cervejaria Kremer (Augusto Kremer & Cia ā 1867), Cervejaria JosĆ© Weiss (JosĆ© Weiss ā 1878), Cervejaria Borboleta (IrmĆ£os Scoralick ā 1880), Cervejaria PoƧo Rico (IrmĆ£os Freesz ā 1881), Cervejaria Winter (Frederico Winter ā 1886), Cervejaria Dois LeƵes (Carlos Stiebler ā 1895), Cervejaria Estrela (Guilherme Griese) e Cervejaria Tapera (Pedro Schubert ā 1899).
Com o desenvolvimento de novas tecnologias e da logĆstica, tornou-se mais vantajoso comprar a cerveja que chegava ao botequim local do que se abastecer da produĆ§Ć£o local. A partir de 1890, observou-se uma forte tendĆŖncia Ć concentraĆ§Ć£o do mercado, a partir da aquisiĆ§Ć£o e fusĆ£o entre as cervejarias, originando, assim, os oligopĆ³lios. Hoje, entretanto, caminhamos no sentido contrĆ”rio, para a felicidade dos apreciadores de cervejas de alta e baixa fermentaĆ§Ć£o e de experimentadores de plantĆ£o.
Atualmente, a grande revoluĆ§Ć£o estĆ” no crescimento assustador de cervejarias e rĆ³tulos, seguindo a tendĆŖncia e a demanda de consumidores e apreciadores. Para se ter uma ideia, em 2008, foram concedidos 41 registros de novas cervejas, quase o triploĀ dos 13 do ano anterior.
O MinistĆ©rio da Agricultura, PecuĆ”ria e Abastecimento (MAPA), Ć³rgĆ£o regulamentador da indĆŗstria cervejeira no Brasil, aponta que jĆ” passamos de 600 cervejarias no territĆ³rio nacional, sendo a maioria delas microcervejarias, que produzem mais de 7.500 rĆ³tulos diferentes.
Com toda essa movimentaĆ§Ć£o no mercado, as oportunidades sĆ£o muitas: novos postos de trabalho; realizaĆ§Ć£o de eventos e encontros; vendas de insumos, mĆ”quinas e equipamentos; distribuiĆ§Ć£o, revenda, logĆstica e importaĆ§Ć£o; gastronomia, harmonizaĆ§Ć£o, cardĆ”pios especiais, pratos exclusivos e exĆ³ticos; realizaĆ§Ć£o e organizaĆ§Ć£o de cursos para iniciantes na fabricaĆ§Ć£o de cervejas ou cursos avanƧados; concursos e premiaƧƵes; franquias de diversos formatos e consultorias tĆ©cnicas e gerenciais.
A lista de oportunidades que esse mercado proporciona Ć© enorme. Hoje, a fatia de mercado das cervejarias artesanais ainda Ć© marginal e trata-se de um segmento de nicho. O mercado cervejeiro no Brasil ultrapassa os 15 bilhƵes de litros anuais, e as cervejas especiais nĆ£o chegam a representar 1% deste volume.
Se vocĆŖ pensa em trabalhar num negĆ³cio prazeroso, desafiador e com alta possibilidade de crescimento e inovaĆ§Ć£o, o mercado das cervejas especiais Ć© uma opĆ§Ć£o. PorĆ©m, fique atento a alguns pontos:
- Esse Ć© um mercado de consumidores exigentes e que buscam novidades e experiĆŖncias diferenciadas;
- No caso da produĆ§Ć£o de cerveja para comercializaĆ§Ć£o, o Ćŗnico caminho Ć© o investimento numa fĆ”brica que atenda aos requisitos tĆ©cnicos estabelecidos pelo MAPA e que tenha seu registro neste Ć³rgĆ£o;
- Para aqueles que querem iniciar sua operaĆ§Ć£o nesse mercado e, por vezes, nĆ£o tĆŖm o capital suficiente para estruturar uma fĆ”brica, a opĆ§Ć£o Ć© produzir a cerveja utilizando uma cervejaria āciganaā, ou seja, utilizar alguma fĆ”brica jĆ” existente.
Se vocĆŖ estĆ” disposto a seguir esse caminho, Ć© hora de se preparar. FaƧa cursos de introduĆ§Ć£o Ć produĆ§Ć£o de cervejas e harmonizaĆ§Ć£o; tenha suas prĆ³prias experiĆŖncias, para que seja capaz de entender a complexidade e as sutilezas deste mercado; pesquise, estude, desenhe seu projeto e elabore um bom plano de negĆ³cios. Siga em frente e boa sorte!