Motivação para empreender
Enxergar uma oportunidade de negócio exige, além de talento, muito treinamento, capacitação e experiência
Todo novo empreendimento é iniciado por algum motivo, seja ele individual ou coletivo, que faz com que os empreendedores direcionem esforços pessoais e financeiros para a concretização do negócio. Antes disso, porém, o empreendedor deve avaliar qual a razão que o motivou a empreender.
A Global Entrepreneurship Monitor (GEM) Brasil divulga, recorrentemente, pesquisas sobre empreendedorismo e, dentre as informações levantadas, os motivos para empreender. Segundo a GEM, os dois principais são necessidade e oportunidade.
Os empreendedores por necessidade são aqueles que iniciam um empreendimento por não possuírem ou não visualizarem melhores opções de trabalho e, então, abrem um negócio a fim de gerar renda para si e para suas famílias. Podemos perceber que este tipo de empreendedor é mais comum nos países em desenvolvimento ou que estejam passando por crises econômicas – como é o caso do Brasil –, onde as dificuldades de inserção no mercado de trabalho levam as pessoas a buscarem alternativas de ocupação.
Na sua grande maioria esses empreendedores lançam-se no mercado de forma improvisada, sem um modelo de negócio e de conquista de parceiros. Quando se deparam com alguns entraves, como falta de capital de giro e de capacitação e dificuldades de natureza tributária, percebem que manter-se no mercado é muito difícil.
De outro lado estão os empreendedores por oportunidade, que optam por iniciar um negócio ou investir em algo já existente, mesmo quando possuem alternativas de emprego e renda. Esse tipo de motivação leva o profissional a planejar algo que seja oportuno para o mercado, que estimule o desenvolvimento local ou regional, que melhore as condições sociais das pessoas ou que promova a cultura de uma região.
Enxergar uma oportunidade exige, além de talento, muito treinamento, capacitação, experiência e, sobretudo, estudo e orientações que facilitem ao empreendedor analisar os próprios passos e minimizar os possíveis riscos.
Ao buscar identificar algumas oportunidades de negócio, reflita:
- Esta oportunidade foi identificada a partir de uma necessidade do mercado?
- Você gosta e tem afinidade com o negócio?
- Você tem experiência anterior ou informações claras sobre o ramo?
- Quanto tempo pode durar essa oportunidade?
- Ela representa valor para o cliente?
- Você dispõe de recursos para a implantação do empreendimento ou consegue investidores ou financiamento?
- Consegue recuperar o dinheiro investido, com perspectiva de lucro?
Podemos perceber que tem aumentado no Brasil a criação de negócios por necessidade. O desafio, portanto, é identificar uma oportunidade para que, ao abrir o próprio negócio, o empresário tenha mais chance de sucesso.
Uma forma de alcançar o sucesso é identificar em si algumas características empreendedoras. Com base em um estudo sobre motivação e realização dos maiores empreendedores americanos dos anos 1960, a ONU desenvolveu uma metodologia que considera as características empreendedoras. No Brasil, esse método é aplicado pelo Sebrae por meio do seminário Empretec, capacitação que define as seguintes características empreendedoras que uma pessoa deve ter:
- Senso de oportunidade e iniciativa;
- Persistência;
- Capacidade para calcular riscos;
- Exigência de qualidade e eficiência;
- Comprometimento;
- Busca de informação;
- Preocupação em estabelecer metas;
- Dedicação ao planejamento e ao monitoramento sistemáticos;
- Capacidade de persuasão e de manutenção de uma rede de contatos;
- Independência e autoconfiança.
Em outros artigos a serem publicados nesta coluna vamos analisar detalhadamente cada uma destas características do comportamento empreendedor. Não deixe, portanto, de acompanhar nossas publicações!