Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Saiba como usar as ferramentas do Instagram para engajar clientes

Para gerar engajamento, as empresas devem, primeiramente, entender o cliente e criar um elo com ele, que vai além da simples exposição do que se pretende vender


Por Erika Becari Cal de Souza Vianna, analista do Sebrae Minas

28/05/2019 às 08h00

Com mais de um bilhão de usuários, o Instagram é uma das redes sociais de maior impacto na atualidade e, dada sua grande perspectiva de crescimento, deve ser considerada imprescindível para o planejamento de marketing digital das empresas. Lançada em 2010 por um norte-americano e um brasileiro, de início ela tinha como objetivo ser uma rede de compartilhamento de imagens, mas se tornou muito mais que isso.

O sucesso fez com que, em 2012, o Facebook comprasse o Instagram e, desde então, diversas funcionalidades foram liberadas para seus usuários. E a todo momento surgem novidades. Hoje, já é possível postar vídeos e, num futuro bem próximo, será permitido vender sem sair da plataforma, por meio da ferramenta ‘check out’, em teste nos Estados Unidos.

Em razão de seu apelo visual, produtos relacionados à moda, decoração e alimentação tendem a obter melhores resultados e gerar mais negócios no Instagram, o que não quer dizer que as empresas de outras áreas não devam utilizar a rede. Para obter maior engajamento, é importante gerar conteúdos relevantes e adequados ao perfil do público que se pretende atingir. Portanto, para a empresa que ainda não possui uma conta no Instagram, a dica é: crie uma. Para quem já utiliza, mas ainda não migrou para a conta comercial, faça esta alteração.

A conta é gratuita para empresas e possui vantagens com relação a perfis pessoais. É possível, por exemplo, acessar a ferramenta de análise estatística, que mensura alcance, visualizações, cliques e compartilhamentos. Essas informações são importantes para você conhecer melhor seu cliente, atraí-lo e gerar engajamento. Também é possível utilizar, caso queira, postagens patrocinadas.

Engajamento, a propósito, é a palavra do momento para os usuários da rede. Desde 2016, uma alteração no algoritmo fez com que as postagens deixassem de ser disponibilizadas em ordem cronológica. Para definir quais pessoas irão visualizar suas postagens, são utilizados vários critérios, sendo o engajamento um dos mais relevantes. Se um usuário não curte, comenta ou compartilha suas postagens, o Instagram entenderá que este conteúdo não é relevante para ele. E mesmo que seja um seguidor de seu perfil, suas publicações deixarão de ser exibidas para esse usuário.

Como gerar engajamento?

O conteúdo continua após o anúncio

Na era do consumidor 5.0, é cada vez mais comum que este diga sim ou não a um determinado produto ou serviço, a depender do grau de identificação. Para gerar engajamento, as empresas devem, primeiramente, entender o cliente e criar um elo com ele, que vai além da simples exposição do que se pretende vender ali. É preciso identificar com o que o consumidor se importa, que tipo de conteúdo ele prefere assistir, para que, por meio dessa análise – que também pode ser feita a partir dos dados gerados pela própria plataforma –, a empresa comece a ser identificada pelos clientes.

O usuário do Instagram pode, sim, se interessar por uma simples postagem de uma peça de roupa da coleção que acabou de chegar a sua loja, mas, se você não é capaz de despertar nele um interesse através da sua influência, seu perfil será mais um peixe no oceano.

Informar e trazer novidades para o cliente é essencial. Tome como exemplo uma empresa de decoração que quer divulgar uma nova coleção de acessórios para sala de estar em determinada cor, não muito convencional, mas que está em moda. Não basta apresentar as peças, por mais que elas sejam bonitas. Mais do que isso, é preciso contar uma história. Portanto, se você disser para o cliente qual é o significado daquela cor, com quais outras ela combina, é possível que o cliente se interesse mais.

O fato de o seu cliente aprender o nome daquela cor na sua postagem, já o influencia a reconhecê-la em outro ambiente. Ou seja, você ensinou algo novo para ele e provavelmente ele irá te reconhecer por isso, o que demonstra que você está conseguindo influenciá-lo. A partir daí, vender uma peça de decoração naquela cor não será tão difícil, uma vez que você teve o cuidado de conversar antes com o cliente e informá-lo de que se trata de uma tendência.

Também é preciso levar em conta que, segundo dados do próprio aplicativo, 60% dos usuários do Instagram consomem somente stories. Estimular o engajamento por lá, portanto, é uma estratégia e tanto! Também é possível realizar enquetes para saber o que o consumidor pensa de determinado produto ou serviço. Tudo isso faz com que a empresa crie uma identidade virtual, na qual o cliente se reconhece, confia e acredita. Isso se chama influência digital.

Aí vão algumas dicas para melhor utilizar o Instagram:

  • Entenda quais os melhores dias e horários para as suas postagens. Essas informações você consegue por meio de uma análise do comportamento do cliente na rede. Para isso, não basta descobrir em qual horário mais usuários estão online, mas em que momento seus seguidores usam o aplicativo. Nas estatísticas do próprio Instagram comercial é possível obter esse dado. Mas atenção! Não existe um padrão. O melhor é realizar testes. Experimente diferentes dias e horários e vá anotando o retorno obtido com as postagens, como curtidas e comentários. Existem empresas que perceberam melhorias significativas ao alterarem horários de postagem em apenas 30 minutos.
  • Responda os comentários dos seus clientes. Aproveite para perguntar se eles aprovaram o produto e se deu tudo certo com a compra. Siga-os de volta e informe ter tomado essa iniciativa.
  • Não deixe de fazer um planejamento de mídia. Pouco adianta você ter um perfil e não alimentá-lo frequentemente. Planeje o conteúdo da semana e deixe tudo preparado. Muitos empresários deixam de utilizar as redes por falta de tempo. Se a sua rotina é corrida, separe um dia da semana e prepare todo o material que será postado.
  • Busque conhecer melhor as funcionalidades do Instagram que podem auxiliar seu negócio. Existem diversos cursos online e empresas especializadas que poderão lhe auxiliar na tarefa de gerenciar bem sua rede social. Não perca essa oportunidade! Mãos à obra!

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia