Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Gestão eficiente de projetos em pequenas empresas

Projeto de sucesso é aquele realizado conforme o planejado, que alcança os resultados esperados no escopo, no prazo e com a utilização apenas dos recursos previstos


Por Paulo Barroso Veríssimo, analista do Sebrae Minas

19/03/2019 às 08h40- Atualizada 19/03/2019 às 08h41

O dia a dia das pequenas empresas tem mostrado que os mercados estão cada vez mais competitivos e dinâmicos, o que requer decisões estratégicas e bem embasadas, a todo o momento. A gestão eficiente de projetos é fundamental para converter a estratégia de uma empresa em resultados concretos.

A gestão eficiente de projetos propicia:

  • Maior taxa de cumprimento de prazos, escopo e orçamento;
  • Menor taxa de retrabalho e desperdício de recursos;
  • Maior probabilidade de atingir objetivos;
  • Maior taxa de sucesso;
  • Menor risco de fracasso;
  • Maior previsibilidade (gerenciamento de riscos);
  • Maior qualidade do produto.

Projeto de sucesso é aquele realizado conforme o planejado, que alcança os resultados esperados no escopo, no prazo e com a utilização apenas dos recursos previstos.

A capacidade de entregar um produto dentro do prazo, com a qualidade esperada e com o custo previsto, considerando-se os imprevistos que cercam qualquer projeto, torna este desafio mais próximo da arte do que da ciência. Isso porque a gestão de projetos engloba muito mais do que a maioria das empresas imagina ou das ações adotadas no dia a dia. Iniciar um projeto e chegar ao seu final parece algo mais simples do que realmente é, porém, é necessário levar em conta inúmeros fatores que geram desperdício, aumentam o custo e levam a um produto diferente do demandado pelo cliente – e, muitas vezes, com qualidade inferior à esperada.

Para solucionar este problema, é fundamental ter domínio das boas práticas que devem ser consideradas na elaboração e no gerenciamento de projetos, recomendação válida para qualquer empresa, independentemente de seu porte. É o que pode oferecer uma grande vantagem competitiva ao empreendedor, por eliminar grande parte das “curvas sinuosas” que podem se apresentar ao longo de todo o trajeto.

Assim, ao longo das próximas publicações, me proponho a apresentar a você, caro leitor, o PMBOK®, um guia de boas práticas para o gerenciamento de projetos e suas dez áreas: escopo, prazo, custo, qualidade, recursos, comunicação, riscos, aquisições, integração e partes interessadas.

O conteúdo continua após o anúncio

Não deixe de acompanhar as próximas publicações desta coluna. Abordaremos a importância da gestão eficiente de projetos para a entrega de resultados dentro do prazo, escopo e orçamento, considerando os vários stakeholders internos e externos, dependências, imprevistos, interesses e a necessidade de expertise em diferentes áreas.

Nos próximos textos, vou apresentar, também, metodologias ágeis que constituem uma alternativa à gestão tradicional de projetos. Elas têm ajudado muitas equipes a encarar as imprevisibilidades de um projeto, por meio de entregas incrementais e ciclos interativos.

Conheça, ainda, os benefícios do gerenciamento de projetos para a sua empresa, já publicado nesta coluna.

O conhecimento adquirido por meio da experiência e vivência em gestão de projetos é de suma importância para o desenvolvimento do empreendedorismo e traz benefícios a qualquer tipo de organização, mesmo as de pequeno e médio porte, além de ser um fator decisivo para a sustentabilidade dos negócios.

Sucesso em seus projetos!

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia