Gestão eficiente de projetos em pequenas empresas
Projeto de sucesso é aquele realizado conforme o planejado, que alcança os resultados esperados no escopo, no prazo e com a utilização apenas dos recursos previstos
O dia a dia das pequenas empresas tem mostrado que os mercados estão cada vez mais competitivos e dinâmicos, o que requer decisões estratégicas e bem embasadas, a todo o momento. A gestão eficiente de projetos é fundamental para converter a estratégia de uma empresa em resultados concretos.
A gestão eficiente de projetos propicia:
- Maior taxa de cumprimento de prazos, escopo e orçamento;
- Menor taxa de retrabalho e desperdício de recursos;
- Maior probabilidade de atingir objetivos;
- Maior taxa de sucesso;
- Menor risco de fracasso;
- Maior previsibilidade (gerenciamento de riscos);
- Maior qualidade do produto.
Projeto de sucesso é aquele realizado conforme o planejado, que alcança os resultados esperados no escopo, no prazo e com a utilização apenas dos recursos previstos.
A capacidade de entregar um produto dentro do prazo, com a qualidade esperada e com o custo previsto, considerando-se os imprevistos que cercam qualquer projeto, torna este desafio mais próximo da arte do que da ciência. Isso porque a gestão de projetos engloba muito mais do que a maioria das empresas imagina ou das ações adotadas no dia a dia. Iniciar um projeto e chegar ao seu final parece algo mais simples do que realmente é, porém, é necessário levar em conta inúmeros fatores que geram desperdício, aumentam o custo e levam a um produto diferente do demandado pelo cliente – e, muitas vezes, com qualidade inferior à esperada.
Para solucionar este problema, é fundamental ter domínio das boas práticas que devem ser consideradas na elaboração e no gerenciamento de projetos, recomendação válida para qualquer empresa, independentemente de seu porte. É o que pode oferecer uma grande vantagem competitiva ao empreendedor, por eliminar grande parte das “curvas sinuosas” que podem se apresentar ao longo de todo o trajeto.
Assim, ao longo das próximas publicações, me proponho a apresentar a você, caro leitor, o PMBOK®, um guia de boas práticas para o gerenciamento de projetos e suas dez áreas: escopo, prazo, custo, qualidade, recursos, comunicação, riscos, aquisições, integração e partes interessadas.
Não deixe de acompanhar as próximas publicações desta coluna. Abordaremos a importância da gestão eficiente de projetos para a entrega de resultados dentro do prazo, escopo e orçamento, considerando os vários stakeholders internos e externos, dependências, imprevistos, interesses e a necessidade de expertise em diferentes áreas.
Nos próximos textos, vou apresentar, também, metodologias ágeis que constituem uma alternativa à gestão tradicional de projetos. Elas têm ajudado muitas equipes a encarar as imprevisibilidades de um projeto, por meio de entregas incrementais e ciclos interativos.
Conheça, ainda, os benefícios do gerenciamento de projetos para a sua empresa, já publicado nesta coluna.
O conhecimento adquirido por meio da experiência e vivência em gestão de projetos é de suma importância para o desenvolvimento do empreendedorismo e traz benefícios a qualquer tipo de organização, mesmo as de pequeno e médio porte, além de ser um fator decisivo para a sustentabilidade dos negócios.
Sucesso em seus projetos!