Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Predicados de um profissional na gestão das MPE

Segmento representa algo em torno de 98% das empresas, que geram cerca de 60% dos postos de trabalho e cuja participação no PIN é da ordem de 25%, aproximadamente


Por Marco Antônio de Mendonça, analista do Sebrae Minas

07/05/2019 às 08h00

Para entender a importância da atuação de um profissional em gestão junto aos pequenos negócios, há que se considerar o papel das MPE. As micro e pequenas empresas constituem uma alternativa importante para a geração de trabalho e renda no Brasil e no mundo, diante da reformulação da economia global, em que se verifica uma crescente tendência de redução do número de empregos, em função das mudanças tecnológicas e dos processos de trabalho. Esse segmento representa algo em torno de 98% das empresas, que geram cerca de 60% dos postos de trabalho e cuja participação no PIN é da ordem de 25%, aproximadamente.

Diante desse potencial, desafios gerenciais como inovações em produtos e serviços com base nas necessidades e desejos dos novos clientes; estabelecimento de metas para alinhar a produção às vendas ou vice-versa; coleta de informações para compra de equipamentos e matéria prima, vendas pela internet, controle de retorno financeiro, planejamento estratégico etc. dependem cada vez mais de agilidade no registro de dados e sua distribuição em tempo real.

Nesse contexto, é necessário, primeiramente, que o profissional conheça muito bem o ambiente interno e externo ao negócio e estabeleça metas e objetivos para que a empresa possa desenvolver sua cultura e atingir sua missão. Entretanto, não basta só isso para o que o profissional trabalhe com excelência. Em um mundo com tanta tecnologia à disposição, o profissional precisar também dominá-la, fazendo com que ela trabalhe a seu favor, auxiliando-o em uma melhor gestão. Os sistemas de informação, por meio das várias tecnologias disponíveis, podem contribuir para a sobrevivência e desenvolvimento das MPE, organizando-as, agilizando processos, promovendo alcance global, auxiliando o gerenciamento e constituindo-se em ferramenta estratégica para enfrentar e superar desafios.

O conteúdo continua após o anúncio

Os fatores críticos de uma empresa são os pequenos detalhes, as condições a serem observadas, que fazem ou farão a diferença e determinarão o sucesso ou o fracasso da organização. São elementos essenciais ao empreendimento, sem os quais a organização não tem ou não teria êxito em seus objetivos. Por isso, é tão importante que o profissional conheça muito bem o negócio, que esteja atento a todos esses elementos, que não despreze nem o mínimo detalhe, pois esse pode lhe apontar uma pequena informação vital para o bom desenvolvimento da empresa.

Vários especialistas apontam fatores positivos em uma pequena empresa, tais como prática empresarial, estrutura organizacional enxuta, cultura da organização e capacidade inovadora. Destacam também a criatividade, a busca de informação, o talento do pequeno empresário, a capacidade adaptativa às incertezas dos novos mercados, a flexibilidade estrutural administrativa, baixos custos indiretos, entre outros fatores.

Assim sendo, fica claro que um profissional com conhecimento amplo sobre o negócio, que tenha um conhecimento diversificado, que domine a tecnologia, seja flexível, tenha capacidade de se adaptar às necessidades dos novos mercados, entre outros predicados, faz toda diferença na qualidade da gestão e na sobrevivência das empresas no mercado.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia