Tópicos em alta: coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Renda extra para enfrentar a crise

Dicas e ideias que podem te ajudar a superar a crise


Por Thiago Vianna

07/04/2021 às 18h12

Muito empregos foram perdidos durante a crise causada pela pandemia do novo coronavírus, mas novas oportunidades e ideias criativas vem contribuindo para que as pessoas possam enfrentar esta fase e se reinventar.
Começar nem sempre é fácil, sair da sua zona de conforto e arriscar em algo novo, pode te trazer inseguranças e desconfortos, mas é importante enfrentar esses sentimentos e experimentar!
O primeiro passo é parar de olhar para o problema e pensar na solução. Afinal, cada individuo possui um talento, basta imaginar como transformar seu Hobby ou conhecimento em uma fonte de renda.

Ter acesso a um celular ou computador com conexão de internet, será necessário para colocar em prática algumas das dicas que você vai encontrar nesta matéria.
A primeira dica é iniciar seu planejamento orçamentário colocando todas as suas despesas na ponta do lápis. Afinal, sem metas e valores definidos, fica mais difícil estabelecer o caminho a seguir.

Corte gastos desnecessários e analise suas despesas com clareza, provavelmente existe uma “gordurinha” no seu orçamento que pode ser queimada.

Saiba exatamente o valor que faltará para fechar suas contas do mês, essa clareza financeira vai te ajudar a definir estratégias e iniciar a construção de um planejamento de renda extra.
Para iniciar, que tal começar pela organização da sua casa? Isso mesmo, já parou para imaginar quantas roupas você comprou e praticamente não usou, ou aqueles itens de consumo que no passado você adquiriu por puro impulso e estão guardados no fundo do seu guarda-roupa? Pois é, comece por eles!

Os objetos que você não usa mais podem ser úteis para outras pessoas, além de contribuir para o consumo consciente, que vem se destacando como tendência para a próxima década.

Comprar e vender produtos de segunda mão reduz o desperdício, assim como, contribui na redução da exploração do meio ambiente.
Você pode começar utilizando ferramentas básicas, como seu celular, por exemplo.

Explore mais seu status do WhatsApp, utilize o Telegram, transforme seu Instagram ou blog em uma nova ferramenta de venda, faça uso de ferramentas que oferecem mais  visibilidade aos seus produtos, você pode se surpreender com os resultados.

Nessa etapa, mais importante do que o produto a ser vendido, é a forma que você fará a venda.
Você pode vender uma luva de boxe, que está seminova, mas esquecida em cima do seu armário, valorizando os aspectos físicos como: luxa profissional de boxe na cor vermelha, seminova, em ótimo estado de conservação. Mas já pensou que essa luva pode oferecer valores intangíveis que atendem as novas necessidades do consumidor? O que será que vende mais? Imagina se você valorizar outros adjetivos, como: ideal para a prática de exercícios em casa ou, recomendado para aliviar as tensões e o estresse do dia a dia. Solte sua imaginação!

Outra dica interessante é utilizar sua rede de relacionamento para ser um afiliado digital.
Se você possui alguma audiência, como um blog ou tem muitos seguidores em alguma rede social, ser um afiliado digital pode ser uma boa oportunidade de gerar uma receita sem sair de casa.

Em resumo, você pode vender livros, cursos ou produtos, através de um link fornecido pela empresa, e receber comissões sobre todas as vendas efetuadas através deste link, que será só seu.

O conteúdo continua após o anúncio

Existem muitos modelos espalhados pela internet. Procure fontes confiáveis e pesquise mais sobre este tema nas plataformas de busca, como Google ou Yahoo. Não subestime sua audiência, mais importante que a quantidade de seguidores, é o engajamento e o conteúdo que você gera nas suas redes. Acredite no seu potencial e faça um teste!

Outra ideia bacana é responder pesquisas pela internet, você sabia que isso é possível?
Sim, é! E pode te ajudar a ganhar uma renda extra dependendo da sua disponibilidade de tempo e dedicação.

Existem pesquisas curtas, de cerca de 5 mim, e outras mais extensas, com mais de 1 hora, tudo vai depender do tempo que você  se dedica e do planejamento de ganho que pretende criar.

Uma plataforma interessante é a Toluna, onde você transforma pontos em dinheiro.

Outra ideia que pode ser bem útil é vender o seu conhecimento, aqui, o passo mais importante é acreditar no seu potencial e não se subestimar.

Existe um mercado sedento por informações lá fora, e sim, você sempre pode oferecer um conteúdo dentro da sua área para alguém que entende menos que você.

Muitos profissionais de educação, tecnologia, marketing, administração, maquiagem entre vários outros assuntos podem transformar sua sabedoria em uma fonte de renda passiva, quer sabe como? Venda On Line! Basta você se predispor a escrever sobre o assunto que você domina, ou quem sabe produzir um vídeo e iniciar sua carreira digital.

Existem modelos incríveis de negócios espalhados pela internet que podem te ajudar a dar os primeiros passos. Assim como, ferramentas que te ajudam a criar suas plataformas de venda, de forma rápida e muitas vezes gratuitas, vale de tudo! Desde iniciar um canal no YouTube e quem sabe ganhar sobre os anúncios publicados no seu canal, ou até mesmo oferecer e-books sobre um determinado assunto.

As possibilidades que o universo online oferece são infinitas e o que importa, é apender a lição básica de todo empreendedor: arrisque!

Não tenha medo, confie em você e direcione todo o seu foco na solução. Boa sorte!

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia