Mercado em transformaĆ§Ć£o
Clientes impƵem novos padrƵes de comportamento e desafiam os antigos espaƧos comerciais
SĆ£o as mudanƧas no consumidor que direcionam o mercado de consumo. Exigentes e engajados, com novos valores, esses clientes estĆ£o impondo novos padrƵes de comportamento e desafiando os antigos espaƧos comerciais. Diante desse cenĆ”rio, Ć© preciso estar atento a produtos e experiĆŖncias que podem ser priorizados.
Dentre essas exigĆŖncias, um cuidadoso projeto de Arquitetura de Interior, alĆ©m de criar uma atmosfera convidativa, alinha uma melhor percepĆ§Ć£o do espaƧo, agrega valor na marca e valoriza os artigos a ponto de despertar nas pessoas a vontade de adquirir o produto ou serviƧo ofertado. Para tanto, algumas questƵes deverĆ£o ser levadas em consideraĆ§Ć£o para um desenvolvimento acertado do projeto.
O perfil do cliente e as caracterĆsticas dos produtos sĆ£o as primeiras diretrizes analisadas para que, depois de definidos, possam ser aplicados fisicamente os atributos estĆ©ticos da marca com a definiĆ§Ć£o do layout, matĆ©rias de acabamento, mobiliĆ”rio, exposiĆ§Ć£o dos artigos. Entretanto, Ć© importante ajustar isso Ć s Ć”reas que darĆ£o suporte ao funcionamento do negĆ³cio. Um bom planejamento otimiza o funcionamento do lugar, e quanto maior for a compreensĆ£o das atividades ali abrigadas, mais interessante serĆ” o local, tanto as que serĆ£o percebidas pelos clientes quanto pelas pessoas que trabalham ali.
Diante disso, Ć© preciso buscar mecanismos para atrair a atenĆ§Ć£o das pessoas para que elas se sintam estimuladas a entrar e consumir, uma vez que compras realizadas pelos dispositivos mĆ³veis fazem parte dessa mudanƧa de comportamento.
Uma tendĆŖncia atual para estabelecimentos Ć© trabalhar os ambientes de modo que transmitam acolhimento e motivaĆ§Ć£o. As escolhas acertadas de cores e dos revestimentos tornam o espaƧo mais convidativo e menos impessoal, e o design se aproxima cada vez mais do artesanal, do natural.
A iluminaĆ§Ć£o Ć© outra ferramenta importante que precisa ser trabalhada minuciosamente, desde a fachada/vitrine ao interior do espaƧo. Sendo negligenciada, poderĆ” ser muito prejudicial ao negĆ³cio, mas, o contrĆ”rio, ajuda a valorizar produtos e detalhes alĆ©m de atrair clientes. Aposte nas lĆ¢mpadas de LED, que tĆŖm mais tecnologia, eficiĆŖncia energĆ©tica e sĆ£o bem mais econĆ“micas.
Por fim, hoje o conceito das lojas comerciais Ć© de espaƧos multissensoriais, que se transformaram em ambientes nĆ£o sĆ³ de consumo, mas, de entretenimento tambĆ©m. AlĆ©m dos temas acima, somam-se mĆŗsica e cheiro (aromaterapia) que ajudam a atingir os estĆmulos sensoriais e sentimentos dos clientes, dando sensaĆ§Ć£o de bem-estar e conforto.
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