Cozinha com bancada
Saiba como escolher o material
Quando chega a hora de planejar a cozinha, quase todo cliente tem uma bancada dos sonhos. No entanto, é preciso que ela seja bem planejada para tornar a rotina mais prática e funcional, além de bonita, afinal, um bom projeto de cozinha com bancada pode fazer toda a diferença em uma casa. A cozinha é um dos ambientes que mais usamos no dia a dia, por isso é preciso pensar no fluxo de pessoas neste espaço.
A cozinha com bancada pode trazer muitos benefícios! Pode ser um lugar a mais para servir refeições, com auxílio de banquetas, ou mais espaço para preparar os alimentos e também um espaço para acomodar eletrodomésticos, como cafeteiras, por exemplo.
Um ponto fundamental é que o material da bancada precisa ser bastante resistente e higiênico. Mas, que tal unir a isso a estética e uma boa relação de custo benefício?
Reunimos nesta coluna algumas opções com as vantagens e desvantagens de cada um dos materiais mais utilizados atualmente. Após conhecer as vantagens e desvantagens de cada material, assegure que sua escolha se harmoniza ao estilo de décor da cozinha.
Veja outros projetos nossos no nosso site www.aletheia.com.br
Granito
A bancada de granito é o material que apresenta maior durabilidade e resistência. Disponível em diferentes cores e tipos, a bancada pode ser feita no tamanho que for mais adequado para seu ambiente. É uma pedra natural, com cores e padrões únicos, altamente resistente ao calor.
Vantagens
Longa durabilidade. Fácil limpeza e manutenção. Excelente relação custo x benefício. Resistência a impactos.
Desvantagens
Nem sempre é resistente a produtos ou alimentos ácidos. Para evitar possíveis desgastes, pode-se optar pela impermeabilização.
Mármore
A bancada de mármore para cozinha é algo que vai proporcionar um ambiente bem elegante, no entanto, é preciso muita atenção, pois é um tipo de revestimento mais frágil e de alta porosidade. É uma pedra natural de formação calcária. Portanto, cada veio de sua composição é único.
Vantagens
Alto valor estético e resistência ao calor. É um material homogêneo e de fácil limpeza.
Desvantagens
Alto custo. Por ser muito poroso, deve receber selagem com resina contra manchas e antibacteriana. Baixa resistência a impactos.
Pedra artificial
São normalmente fabricadas a partir de minerais naturais triturados, como o quartzo ou o mármore misturados com uma resina específica. Para assegurar sua qualidade é preciso trabalhar com empresas sérias.
Vantagens
Por ser industrializado, é um material padronizado e de aparência homogênea. Não é poroso, não mancha e possui fácil manutenção e limpeza. Possui uma infinita gama de cores e acabamentos disponíveis.
Desvantagens
Alto custo quando comparado às opções mais convencionais. Não possui boa resistência ao calor. Baixa resistência a abrasão.
Porcelanato
A tendência da bancada de porcelanato aconteceu por muitos motivos, dentre eles o fato de esta ser uma alternativa muito interessante às pedras que costumam ser usadas em balcões etc. Uma bancada de porcelanato para cozinha é algo muito mais acessível que modelos feitos em mármore e assim por diante. É, sem dúvida, um dos materiais que oferece mais opções de acabamento, já que é feita a partir do mesmo revestimento que pisos e paredes, possibilitando projetos com composições homogêneas. Pode-se optar por esculpir a cuba utilizando o mesmo material.
Vantagens
Além de diversas opções de acabamento, absorve pouca água e possui alta resistência à abrasão física ou química. É fácil de limpar.
Desvantagens
É necessário contratar uma empresa especializada, porque, para assegurar a resistência ao impacto, é necessário executá-la com uma estrutura reforçada.
Aço inox
A bancada de aço inox possui a função de conseguir suportar todo e qualquer dispositivo industrial em sua superfície, fazendo com que nenhum fator externo (como as intempéries e as drásticas mudanças de temperatura, por exemplo) prejudique sua funcionalidade. É uma das opções que asseguram maior assepsia por ser impermeável. Excelente resistência às bactérias, é a favorita das cozinhas industriais. Seria muito mais comum nas cozinhas residenciais se não tivesse um alto custo de produção.
Vantagens
Super higiênico, prático e durável.
Desvantagens
É um material que risca com bastante facilidade, além do já mencionado alto custo.
Concreto
A cozinha com bancada de concreto pode ser feita tanto em cimento marmorizado quanto em cimento queimado. É um material muito resistente e econômico. Há técnicas que permitem colorir o material, possibilitando mais variedades de acabamento.
Vantagens
É versátil para a decoração e muito econômico por ser produzida utilizando apenas cimento, areia e água.
Desvantagens
É necessária aplicação de produto específico para evitar infiltração. É muito poroso, e pouco resistente às manchas. Não é higiênico, sendo recomendada a utilização de tábuas de pedra ou vidro para manuseio de alimentos.
Madeira
Para quem optar pela madeira como material para a cozinha com bancada, é importante investir na madeira que tenha um tratamento adequado para resistir a umidade.
Vantagens
Praticidade na instalação.
Desvantagens
Baixa resistência a calor e a impacto de objetos pontiagudos. Necessidade de alta manutenção pelo alto contato com a água.
Vidro
Quando fabricadas em vidro temperado, as bancadas são bastante seguras. Pode ser executada em vidro transparente, translúcido, texturizado ou colorido.
Vantagens
Resistência a manchas. Facilidade na limpeza e manutenção. Combinam com praticamente todos os acabamentos.
Desvantagens
Alto custo de fabricação e instalação.