Avenida dos Andradas é foco de campanha no trânsito
Mais uma ação do programa “Pedestre na faixa: respeite!” foi realizada em Juiz de Fora. Nessa quarta-feira (29), das 8h30 às 9h30, entre a Avenida dos Andradas e a Rua Paula Lima, região central da cidade, agentes de trânsito distribuíram marcadores de livros com explicações sobre a preferência nas travessias. “Esse tipo de campanha é fundamental para que as pessoas mudem os seus costumes. Os pedestres devem aprender a atravessar nas faixas e os motoristas precisam ter a cultura de dar a preferência”, comenta a funcionária pública Juliana Barros de Andrade, 37 anos, que recebeu orientações dos agentes de trânsito.
Mesmo com a campanha, a Tribuna flagrou ao longo da Avenida dos Andradas diversos pedestres atravessando fora da faixa, apesar delas estarem a poucos metros de distância. Em relação aos condutores a assessora técnica da Settra, Ana Beatriz Chaves, afirma que já é possível notar indício de mudança. “Percebemos que os motoristas ao avistarem as faixas e os cavaletes da campanha diminuem a velocidade e até param para os pedestres passarem. Nossa intenção é atingir o nível de cidades como Brasília que conseguiu zerar os índices de atropelamento em 5 anos, por meio de ações de fiscalização eletrônica e ações educativas.”
Na tarde desta terça, atividades educativas também foram desenvolvidas com alunos do Instituto Viana Júnior, os quais receberam quebra-cabeças com foco na campanha de conscientização.
Nesta quinta, na Avenida dos Andradas, haverá novamente abordagem aos pedestres no período da manhã. Á tarde, a partir das 15h30, as ações se concentraram no Instituto Virgem Poderosa. Também nesta quinta, acontecerá uma palestra na ONG Rede Cidadão que funciona dentro da Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Segundo Ana Beatriz, a escolha da Avenida dos Andradas se deve ao fato de que no local há grande concentração de comércios, instituições de ensino e circulação de pessoas, além de ser um grande corredor de tráfego da cidade.
Outras regiões
No próximo mês as ações serão desenvolvidas na região Nordeste da cidade. Além disso, o programa chamará a atenção para o Dia Mundial das Vítimas de Acidente de Trânsito, que é lembrado no dia 16. O objetivo é conscientizar as pessoas de que acidentes de trânsito podem ser previsíveis e evitados, assim como os índices de mortes podem ser reduzidos. O programa “Pedestre na faixa: respeite!, que tem duração de 11 meses, foi lançado no mês de setembro, durante a Semana Nacional do Trânsito.