Outubro tem metade da chuva prevista
Faltando apenas três dias para o fim de outubro, dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que choveu apenas 47,3% do esperado para o mês. Foram 53 milímetros até agora, sendo que média histórica para o período é de 112 milímetros. Metade da chuva acumulada ocorreu em apenas cinco horas, na madrugada do último domingo, o que fez com que a vazão da Represa de São Pedro aumentasse em 25%.
Nesta terça-feira a Tribuna esteve no local e constatou a melhoria no nível do reservatório. A boa notícia, segundo o meteorologista do 5º Distrito do Inmet, Cléber Souza, é que o período de chuvas deve começar de fato logo no início de novembro, e deve contribuir para o aumento na capacidade de armazenamento das represas de Chapéu D’Uvas e João Penido. “Choveu muito pouco até agora, mas o quadro de secura já foi superado. Até sexta, há possibilidade de chuvas fracas e isoladas. Mas, a partir de sábado à noite e no domingo, as precipitações ocorrerão com mais intensidade.”
Cleber explica que os meses de novembro e dezembro devem atingir a média histórica de chuvas tendo, inclusive, a possibilidade de ultrapassar esse índice. “A tendência é de chegada de frentes frias, que atuarão por toda a região nas próximas semanas. Isso trará queda na temperatura e chuvas mais longas e fortes.”