Ouça agora

Invencibilidade perdida


Por GUSTAVO PENNA

19/07/2015 às 07h00

Jogo com forte marcação e divididas no meio teve poucas jogadas de gol

Jogo com forte marcação e divididas no meio teve poucas jogadas de gol

Oito jogos depois, o Tupi voltou a perder. Jogando diante de 1239 torcedores, no Estádio Municipal, na noite de ontem, o Carijó sofreu com os desfalques do volante Jataí, dos meias Kaio Wilker e Vinícius Kiss, além do artilheiro Daniel Morais, todos se recuperando de problemas físicos. Mas o alvinegro sofreu ainda mais com a confusa arbitragem de Felipe Duarte Varejão, da Federação de Futebol do Espírito Santo, que não assinalou impedimento no lance do gol do Londrina-PR, na vitória por 1 a 0.

Os primeiros 15 minutos de jogo foram de nervosismo. Com poucas oportunidades ofensivas, as equipes lutavam bastante no meio de campo. Em uma das divididas, Genalvo e Bidia exageraram na força e ambos receberam cartões amarelos. A partir desse momento, o Londrina começou a se soltar mais no jogo. Já o Tupi parecia sentir os desfalques.

Só aos 17 minutos o Alvinegro conseguiu chegar com perigo. Foi pelo lado esquerdo que a equipe construiu as melhores oportunidades. Em boa tabela entre Bruno Ré e Felipe Augusto, o atacante ficou livre na grande área para bater cruzado. O desvio do goleiro Vitor, com a ponta dos dedos, evitou o primeiro do Carijó.

Quando o Tupi parecia mais solto no jogo, veio o golpe do Londrina. Em boa jogada pela direita, Rafael Gava conseguiu espaço e até poderia ter finalizado, mas preferiu fazer a assistência para Quirino, na pequena área, empurrar para a rede. Gol do Tubarão, para protesto dos jogadores do Carijó, reclamando de impedimento na jogada.

A partir do gol sofrido, cresceu o nervosismo no Alvinegro. Aos 37, o atacante Neilson foi lançado pela direita. A zaga do Tupi parou pedindo impedimento, e o adversário avançou livre, para tocar por cima do goleiro Glaysson. O segundo gol do Londrina parou no pé esquerdo de Osmar, que salvou no limite. Nesse momento, o Tupi só conseguia respirar em jogadas pela esquerda, em especial com Felipe Augusto. O atacante carijó passou pelo marcador e fez cruzamento rasteiro. A bola chegou até Gabriel Davis, mas o camisa 10 furou na hora do chute, perdendo a oportunidade clara de empatar.

Quando o primeiro tempo parecia mais calmo, o trio de arbitragem complicava a partida. Já nos acréscimos, o Tupi pressionava, e a equipe ganhou um lateral pela direita. Na cobrança rápida, Júnior Lemos foi derrubado perto da grande área. A falta foi apontada pela assistente Katiuscia Mendonça, mas o árbitro encerrou a primeira etapa, causando nova revolta no elenco Carijó.

No segundo tempo, a equipe de Juiz de Fora iniciou melhor, mais bem organizada e pressionando o adversário. Logo no primeiro minuto, Felipe Alves lançou Felipe Augusto. O atacante arriscou de longe e a bola explodiu no travessão. Na sequência, o Carijó descolou um escanteio pela direita. Junior Lemos cobrou na cabeça de Leandro Euzébio. O zagueiro testou, e a bola passou próxima à trave direita do goleiro.

Com a pressão em busca do empate, o Carijó deixou espaços para contra-ataques. Aos 10 minutos, mais uma vez Osmar salvou em cima na linha. Depois de escanteio pela direita, a bola passou por todo mundo e por pouco não foi o segundo dos visitantes. Aos 29, o Londrina teve falta pelo lado direito de ataque. A cobrança na segunda trave achou o zagueiro Silvio livre na grande área. O jogador chutou à queima-roupa, mas Glaysson fez grande defesa.

Até os minutos finais, o Tupi seguia pressionando, buscando o empate. Já o Londrina, satisfeito com o resultado fora de casa, apostava nos contra-ataques e gastava tempo nos atendimentos médicos e reposição de bola. Com o nervosismo, as reclamações contra a arbitragem aumentavam, até que o assistente técnico Léo Devanir foi expulso de campo. Sobrou até para um dos gandulas, que ao tentar acelerar a devolução das bolas foi mal interpretado pelo árbitro, mandando o garoto se retirar do gramado. Um clima tenso que não foi benéfico para a partida, encerrada sob protestos dos torcedores.

Mesmo com a derrota, o Tupi continua em segundo lugar, com 15 pontos, agora seguido de perto pelo próprio Londrina, com os mesmos 15 pontos. Porém, a vantagem é do carijó no saldo de gols (5 a 2).

O próximo compromisso do Alvinegro pela Série C acontece no domingo, às 16h, contra o líder Brasil-RS, em Pelotas. Já na quarta-feira, às 19h30, o time de Santa Terezinha entra em campo pela Copa do Brasil, no jogo de volta pela terceira fase da competição. Para enfrentar o Ceará no Estádio Municipal, a expectativa é que ao menos Daniel Morais e Kaio Wilker possam estar à disposição da comissão técnica.

Brasileirão-2015-serie-C-dom