Ouça agora

Peça ‘O último vendedor de tempo’ chega ao Teatro Paschoal Carlos Magno nesta sexta

Peça ‘O último vendedor de tempo” será apresentada nesta sexta, no Teatro Paschoal Carlos Magno, e propõe reflexão sobre memória, escolhas e a passagem do tempo


Por Beatriz Bath

20/08/2026 às 13h24

o último vendedor de tempo
Peça navega entre ficção e realidade ao questionar o verdadeiro valor do tempo e o que ele carrega (Foto: Divulgação)

“O último vendedor de tempo”, peça realizada pelo Programa Gente em Primeiro Lugar (PGPL), será apresentada nesta sexta-feira (21), às 20h, no Teatro Paschoal Carlos Magno. A trama acontece em uma cidade onde o tempo deixou de ser medido pelos relógios e passou a ser negociado como mercadoria rara, convidando o público a se perguntar: o que você faria se pudesse comprar mais tempo? A peça integra a Campanha de Popularização Teatro e Dança. Os ingressos podem ser adquiridos no trailer da Apac, no Parque Halfeld, ou na bilheteria do teatro.

O último vendedor de tempo é um homem misterioso, que em sua carroça carrega ampulhetas, frascos e memórias esquecidas, que podem oferecer minutos e até horas a aqueles dispostos a pagar o preço. Porém, o valor cobrado nunca é apenas material.

A pequena cidade recebe, então, Cora, uma jovem que carrega consigo apenas uma mala e a memória do que já foi esquecido por todos. É por meio de sua visão que os habitantes da desértica Ortaliã redescobrem seus desejos e medos enquanto tentam, desesperadamente, ter o tempo em suas mãos.

O espetáculo nasceu a partir da criação da Turma de Montagem do Programa Gente em Primeiro Lugar, iniciativa voltada ao aprofundamento da formação teatral dos alunos que participam das oficinas do programa.

O processo de criação

“Foi um processo incrível de pesquisa e criação, e estamos extremamente animados para compartilhar essa história”, conta Maria Clara Barbosa, aluna do programa Gente em Primeiro Lugar e integrante da Cia Clac. Ao longo de nove meses de processo, em 2025, os participantes vivenciaram diferentes etapas da criação de um espetáculo. A estreia aconteceu em outubro e consolidou esse momento de aprendizado.

Com dramaturgia de Raíssa Garcia e direção de Hamanda Laísa, estão no elenco Bruno Targs, Maria Fernanda, Natália Fonseca, Nisy Moura, Maria Clara Barbosa, Nega Silva, Pâmela Kelly e David Coutinho.

“Para mim é uma honra fazer parte desse projeto e aprender cada vez mais com todos envolvidos e, como na peça, o tempo não espera: ele passa e vai levando tudo. Então, temos que aproveitar ao máximo, fazer o que gostamos, amar, dar amor e curtir com nossa família antes que nosso tempo termine”, destaca Pâmela Kelly.

o último vendedor de tempo
‘O último vendedor de tempo’ foi criado durante oficina do Programa Gente em Primeiro Lugar (Foto: Divulgação)

Também estão envolvidos Geison Vargas na iluminação, Bruno Targs e Balaio Véio na sonoplastia, Matheus Yung com o figurino, concepção de cenário de Júlia Carvalho e execução de Bruno Targs e produção de Tainá Neves.

Com um misto de poesia e drama, “O último vendedor de tempo” propõe ao público uma reflexão sobre memória, esquecimento e as negociações da própria existência. A peça inteira é construída como uma teia de lembranças, transmitindo ao público a maior riqueza: o tempo.

Serviço

‘O Último Vendedor de Tempo’
Teatro Carlos Paschoal Magno (Rua Gilberto de Alencar, 1 – Centro)
Sexta-feira (21), às 20h
Ingressos antecipados no Trailer da Apac, no Parque Halfeld

*Estagiária sob a supervisão da editora Cecilia Itaborahy