Idoso é multado em mais de R$ 6 mil por manter quatro pássaros em cativeiro
Aves silvestres eram mantidas em gaiolas sem anilha de identificação e sem autorização ambiental, segundo a Polícia Militar do Meio Ambiente
Quatro pássaros silvestres foram apreendidos pela Polícia Militar do Meio Ambiente (PMMA) em Andrelândia, a cerca de 140 quilômetros de Juiz de Fora, durante fiscalização realizada nesta segunda-feira (8). Um idoso, de 71 anos, foi conduzido à delegacia para assinatura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), segundo informações repassadas pela corporação.
A ocorrência foi registrada na Rua Vereador Olegário Bieca, no Bairro BH II. Conforme a PMMA, uma equipe do Batalhão de Meio Ambiente fazia patrulhamento pelo local quando visualizou quatro gaiolas penduradas na garagem de uma residência. O morador foi acionado e autorizou a entrada dos militares na área externa do imóvel para a realização da fiscalização.
No local, os policiais constataram que as gaiolas abrigavam quatro espécimes da fauna silvestre: um trinca-ferro-verdadeiro, um coleiro, um azulão e um pintassilgo. Ainda segundo a PMMA, nenhuma das aves possuía anilha de identificação.

Ao ser questionado, o homem informou que não tinha autorização ou licença do órgão ambiental competente para manter os pássaros em cativeiro. Diante da situação, foi lavrado auto de infração no valor de 1.155 Ufemgs – R$ 6.687,33, na conversão atual, já com desconto de 30% previsto no Decreto 47.383/2018, conforme a Polícia Militar do Meio Ambiente.
Também foi determinada a suspensão das atividades de criador amadorista de passeriformes. As quatro aves foram apreendidas, com encaminhamento ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).
*Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe
Tópicos: Andrelandia / Pássaros / PMMA









