Operação nacional contra o abuso sexual infantojuvenil realiza apreensões na Zona da Mata

Ação simultânea em 26 estados e no DF cumpriu mandados na Zona da Mata, com apreensão de eletrônicos 


Por Pâmela Costa

28/04/2026 às 13h41

As cidades de Visconde do Rio Branco e Eugenópolis, na Zona da Mata mineira, foram alvo de uma operação nacional de combate ao abuso sexual infantojuvenil, deflagrada pela Polícia Federal simultaneamente em 26 estados e no Distrito Federal. Nesta terça-feira (28), na região, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e localizados celulares, mídias digitais e notebooks. 

A Operação Nacional “Proteção Integral IV” cumpriu, em Minas Gerais, 18 ordens judiciais em 14 cidades mineiras. São elas: Uberlândia, Araguari, Unaí, Lavras, Santo Antônio do Amparo, Matipó,  Veríssimo, Montes Claros, Pirapora, Belo Horizonte, Lagoa Santa e Martinho Campos, além de Visconde do Rio Branco e Eugenópolis, que fazem parte da circunscrição de Juiz de Fora. 

Em todo o país foram 159 mandados de busca e apreensão, e 16 de prisão preventiva. Para a ação, que mirou na identificação e na prisão de autores de crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes, participaram cerca de 750 policiais – sendo a maior parte agentes federais. 

Em nota, a Polícia Federal destacou o papel dos pais e responsáveis na prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes, reforçando a importância do acompanhamento do uso da internet como forma de reduzir riscos e proteger possíveis vítimas. 

A corporação também orienta a manutenção de diálogo aberto sobre segurança no ambiente digital, incentivando que crianças e adolescentes comuniquem situações suspeitas como medida essencial de proteção. Segundo a PF, somente neste ano, já foram cumpridos 450 mandados de prisão de foragidos por crimes sexuais através do Grupos de Capturas. 

Operação faz parte de um esforço internacional na defesa das crianças e dos adolescentes

A operação Nacional Proteção Integral IV faz parte de um esforço internacional para o enfrentamento a crimes transacionais contra crianças e adolescentes. Além do Brasil, outros quinze países se juntaram, nesta terça, para realizar ações de combate a esse tipo de crime e para o cumprimento de mandados de busca e apreensão. 

Os países que compõem essa força são Argentina, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Espanha, França, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai.