Juiz-foranos brilham em etapa do Circuito Brasil Paralímpico de Natação
Participando pela primeira vez de uma competição do Comitê Paralímpico Brasileiro, o Clube Bom Pastor trouxe quatro medalhas da fase regional centro-leste, no Circuito Loterias Caixa Brasil Paralímpico de Natação, realizado no fim de semana em Uberlândia. Treinados por Jonas Martins, os atletas Gabriel Schumann e Paulo Sérgio Costa foram os responsáveis pelas conquistas.
Gabriel, 16 anos, competiu em quatro provas na categoria S9 e conquistou três medalhas. Nos 400m nado livre, terminou com a medalha de ouro, após completar a prova em 6min15s70. Já nos 100m nado costas e nos 100m nado livre, ficou com o bronze, terminando as provas com, respectivamente, 1min51s05 e 1min19s20. Gabriel Schumann também competiu nos 50m nado livre, completando a prova na quarta colocação, com 35s63, pouco mais de 1 segundo depois do terceiro colocado. Paulo Sérgio Costa, 50 anos, ficou com a medalha de bronze nos 100m nado livre na categoria S10, com o tempo de 1min15s10.
Na natação paralímpica as categorias representam as classes funcionais de cada atleta. Composto por letras e números, esse código agrupa os atletas conforme suas habilidades. No caso dos juiz-foranos (S9 e S10), a letra “S” aponta o tipo de nado, ou seja, nado livre, costas ou borboleta, enquanto os números em ordem decrescente, de 10 até 1, representam um grau crescente nas limitações físico-motoras.