Oito são presos e multados em R$ 50 mil por manter pássaros silvestres para torneio clandestino

Ação da Polícia Militar do Meio Ambiente em São Geraldo resultou na apreensão de 17 aves e 14 gaiolas


Por Tribuna

05/05/2025 às 11h25

Oito foram presos e Multados em mais de R 50 mil por cativeiro irreegular de passaros
Foto: Divulgação / PMMA

Oito pessoas foram presas e multadas em R$ 50.608,65 por cativeiro e transporte irregular de pássaros da fauna silvestre, no município de São Geraldo, a cerca de 140 quilômetros de Juiz de Fora, no último domingo (04). A Polícia Militar do Meio Ambiente (PMMA) foi acionada após uma solicitação dos militares do 21º BPM e, ao chegar ao local, encontrou 17 pássaros e 14 gaiolas, com anilhas irregulares ou sem anilhas, em condições inadequadas.

Segundo os agentes, os proprietários dos animais alegaram que estavam “esquentando” os pássaros, termo utilizado para se referir à preparação dos animais para um tipo de torneio. No entanto, as informações indicam que o evento era clandestino e os envolvidos não possuíam autorização dos órgãos ambientais competentes para manter os animais em cativeiro ou transportá-los.

Como resultado da operação, foram lavrados oito Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) para os responsáveis, além da condução de um menor até a delegacia.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.