VÍDEO: Tamanduá-mirim de 5 quilos aparece em residência e é resgatado pelos bombeiros no interior de Minas
Moradores acionaram os militares por receio de se aproximar e sofrer um ataque
O Corpo de Bombeiros foi acionado na noite do último sábado (8), quando um tamanduá-mirim entrou em uma residência de Itajubá, cidade distante cerca de 300 quilômetros de Juiz de Fora. O animal tinha cerca de 1 metro de comprimento e pesava 5 quilos. Os moradores tiveram receio de se aproximar e sofrer um ataque, e chamaram os militares para fazer o resgate. O animal foi levado a uma clínica veterinária em seguida.

A espécie também é conhecida por tamanduá-de-colete. Os solicitantes viram que o mamífero poderia se sentir ameaçado com uma aproximação e fazer um ataque com suas garras. Quando os bombeiros chegaram ao local, o animal estava acuado, chegou a escalar uma porta dentro da residência, mas foi capturado.

Na clínica, a médica-veterinária realizou exames clínicos para atestar a saúde do tamanduá-mirim. Posteriormente, conforme os bombeiros, ele seria solto em seu habitat natural.
Ainda de acordo com informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros, a principal defesa do tamanduá-mirim realmente é o uso de suas garras afiadas. Quando ele se sente ameaçado, pode ficar em posição vertical, abrir os braços e mostrar as garras. A recomendação é que os especialistas sejam acionados para evitar incidentes.