Dia Internacional da Mulher: Ambev oferece 3 mil bolsas de estudo no ramo cervejeiro

Iniciativa, idealizada pela Academia da Cerveja, é on-line e gratuita; saiba como se inscrever 


Por Tribuna

07/03/2025 às 14h48

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Academia da Cerveja, da Ambev, vai oferecer 3 mil bolsas de estudo para o curso “CervejeiraSouEu” voltado, exclusivamente, para o público feminino. A iniciativa é gratuita e on-line. A inscrição pode ser feita por meio do link na plataforma Sympla. Em cinco anos, mais de 6 mil mulheres foram impactadas pelo programa por meio de conhecimento, especialização e oportunidades de trabalho e renda.

O curso é ministrado por um time de mulheres especialistas, sommelières e cervejeiras que compartilham, além de conhecimento técnico, experiências e trocas sobre a presença feminina no mercado de trabalho. O conteúdo será dividido em etapas: o tradicional curso, que aborda o histórico da cerveja no país, a sua importância para a cultura, já que é uma das bebidas mais queridas pelos brasileiros, matéria-prima e etapas da produção, acontecem nos dois primeiros dias. 

No terceiro dia, será apresentada uma mesa redonda com o tema “Mulheres no mercado cervejeiro”,  para apresentar e discutir as possíveis áreas de atuação e os caminhos a serem percorridos. No quarto dia, a atração é um bate-papo sobre empreendedorismo cervejeiro, com a apresentação do cenário do mercado de trabalho e a participação das cervejeiras comentando futuras tendências. Para finalizar, o “CervejeiraSouEu” traz um webinar sobre turismo, com a cerveja como protagonista, abordando temas como: roteiros cervejeiros, contemplando não somente o entretenimento, mas também as oportunidades de renda e inclusão feminina que esse universo pode gerar, e dicas de experiências, como spas cervejeiros. 

“Esta edição do curso se apresenta como mais um meio para alcançar mulheres que buscam oportunidades de conexões, conhecimento e renda. O universo cervejeiro se abre como uma alternativa para a redução da exclusão social, fortalecendo a independência das mulheres, além de possibilitar a transição de carreira e o empreendedorismo”, aponta Laura Aguiar, Diretora de Conhecimento e Cultura Cervejeira da Ambev. 

Sobre a Academia da Cerveja

A Academia da Cerveja é um espaço colaborativo, criado em 2020 pela Ambev, para fomentar a cultura cervejeira e democratizar o conhecimento sobre a bebida, elevando o setor brasileiro à alta performance. A iniciativa representa a materialização de projetos voltados à educação cervejeira nos últimos anos e da parceria entre importantes componentes do mercado nacional e internacional, como a VLB Berlin, Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres.  Entre os projetos de fomento ao ecossistema ligados à Academia da Cerveja estão o Fermenta, programa que incentiva e investe em projetos de cultura cervejeira, e o Aprimore, que busca acelerar microcervejarias por meio de conhecimento e conexões. O espaço ainda oferece programação de cursos cervejeiros nos níveis básico, intermediário e avançado, nos formatos on-line e presencial, em sua sede física em Pinheiros, São Paulo. 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.