O cientista político e professor Rubem Barboza vê com reserva as pesquisas que estão sendo apresentadas ao eleitor por não representarem, necessariamente, a visão nacional envolvendo a política. Em podcast na Rádio Transamérica (91.3 FM), ele destaca que a recente pesquisa da Genial/Quaest ele observa que ela foi realizada em apenas oito estados, mas é necessário considerar que o governo Lula tem problemas, mas ele não é o único.
Lideranças estão sob fogo cruzado
Segundo o professor, “todos os incumbentes no sistema democrático estão sob fogo cruzado, com problemas de popularidade. Há uma tendência mundial, que tem a ver com uma dinâmica própria da democracia, que está sob ataque. E esses incumbentes que pertencem a tradição democrática ou social democrática não estão sabendo reagir a este avanço do populismo de direita ou de extrema direita”. No seu entendimento, há uma questão mundial, que tem a ver com a crise da democracia.
Direita foi mais eficiente na redes sociais
Na avaliação do professor Rubem Barboza, não houve uma renovação da elite política, que continua atuando com a cabeça nos tempos da ditadura, embora o mundo seja outro a partir do Século XXI. Essa inércia acaba atingindo o próprio presidente Lula e o PT. Para ele, a direita teve essa percepção da mudança e tirou mais vantagens. “O Lula tenta repetir as experiências dos seus dois mandatos com o que eu chamo de esparadrapos sociais, colocando band-aid para tapar buraco”. No podcast na Rádio Transamérica, o professor Rubem Barboza também abordou o papel do Judiciário que, como um todo, vive em uma bolha.