Lagum se apresenta em Juiz de Fora neste sábado; confira entrevista com os integrantes
Banda faz show no Cultural Bar; no carnaval, grupo também anima a folia em Belo Horizonte

Lagum faz show em Juiz de Fora, neste sábado (22), no Cultural Bar. A casa abre às 22h e conta também com shows de Orion e La Família e DJ Celsin. Esse será o primeiro palco da banda após o lançamento da nova música “Meu esquema”, disponível nas plataformas digitais desde a última quarta (19). Em entrevista à Tribuna, a banda, que atualmente é formada por Pedro Calais, na voz, Zani e Jorge, na guitarra, e Chico, no baixo, conta que a expectativa para o show é alta, e inclusive promete uma “surpresa em primeira mão”.
Nesse início de ano, os meninos estão rodando com a turnê de verão. Mas a tour oficial do álbum novo, que sai ainda neste ano, está por vir. Eles garantem que Juiz de Fora já é um lugar confirmado para esse próximo ciclo de apresentações. “A gente tem um carinho enorme pela cidade, foi aqui a estreia da última turnê, então com certeza a Juiz de Fora está na lista”, afirma Jorge.
Os integrantes também comentam sobre a conexão com o público. “Essa questão é bem curiosa, porque tem muita gente que cresceu ouvindo Lagum desde 2014, que faz parte da mesma geração e se identifica com o nosso som.” Mas embora haja a “Festa jovem” (como diz uma das músicas), os meninos comentam que a galera mais velha também curte muito e toda a banda tem essa percepção de que sempre está alcançando um novo tipo de público.
‘Meu esquema’
O single de verão “Meu esquema” é uma releitura da canção da banda Mundo Livre S/A. A versão da Lagum imprime a identidade da banda, mantendo a essência de sucessos como “Deixa” e “Oi”. A proposta era criar uma balada com clima de verão, calor e carnaval. Além disso, o lançamento celebra os 25 anos da versão original da canção.
Lagum lança também um videoclipe da música que destaca elementos da arquitetura, da dança e da estética soul, com a participação de Dom Ronaldo Black, ícone do movimento belo-horizontino. As gravações aconteceram na Escola de Artes Guignard, uma das mais importantes de Belo Horizonte, que já formou grandes nomes do cenário local e nacional, como a escritora Maria Helena Andrés e o escultor Amilcar de Castro.
Essa foi a primeira regravação na discografia da Lagum. A música faz parte da memória afetiva da banda e foi consenso na escolha do repertório. “’Meu esquema’ é uma música que a gente sempre amou. Então é muito especial criar uma versão nossa. É claro que de início gerou um receio de não ficar boa à altura da original, mas resolvemos apostar, aceitar esse desafio, e ficamos muito felizes com o resultado. Tem tudo a ver com o calor, o verão, o carnaval e o momento da Lagum”, afirma Pedro Calais.
Lagum na Avenida
Ver essa foto no Instagram
Lagum também está na programação oficial da folia de Belo Horizonte. No domingo de carnaval (2), a banda sobe no trio elétrico na Rua Sergipe. A concentração está marcada para às 7h. Em 2024, a banda estreou o bloco com cerca de 100 mil pessoas, e nesse ano acontece a segunda edição com expectativa de o público seja ainda maior.
*Estagiária sob supervisão da editora Cecília Itaborahy