Saiba como as equipes da região ficaram no Campeonato Mineiro
Tombense foi o campeão do interior e avança à fase final; Athletic decepciona, enquanto Aymorés é rebaixado
A primeira fase do Campeonato Mineiro foi encerrada na quarta-feira (12) e, com ela, os futuros de Aymorés, Athletic e Tombense foram definidos dentro da competição. Os times da região entraram em campo na última rodada dependendo apenas de suas forças para alcançarem os seus objetivos, porém o saldo foi negativo: apenas o Carcará se classificou às semifinais. O Esquadrão de Aço foi eliminado, enquanto o Azulão foi rebaixado ao Módulo II.
Melhor campanha e título do interior
O Tombense fechou a primeira fase do Campeonato Mineiro com chave de ouro. Graças à vitória sobre o Villa Nova por 2 a 0, no Castor Cifuentes — resultado que rebaixou o Leão do Bonfim — a equipe terminou com a melhor campanha geral, com 16 pontos, classificada às semifinais e com o tetracampeonato do interior pelo segundo ano consecutivo.

Agora, o Tombense busca repetir a campanha do Campeonato Mineiro de 2020, quando terminou com o vice-campeonato, perdendo para o Atlético-MG. Para isso, terá que superar o algoz de cinco anos atrás nas semifinais. O jogo de ida acontece neste sábado (15), às 16h30, no Mineirão. A partida de volta, com mando do Carcará, ainda não tem data e local definidos pela Federação Mineira de Futebol (FMF).
Goleada e decepção
Assim como o Tombense, o Athletic dependia de suas forças para retornar às semifinais do Campeonato Mineiro após um ano de ausência. Porém, a equipe foi goleada pelo Betim, na Arena Sicredi, por 4 a 1, e está fora das fases decisivas da competição. Durante a partida, o Esquadrão de Aço teve dois atletas expulsos: Douglas Pelé, aos 13 minutos do primeiro tempo, e Diego Fumaça, aos 35 da etapa final.

Eliminado, resta ao Athletic a disputa do Troféu Inconfidência, torneio que reúne as quatro melhores equipes que não se classificaram à semifinal e que dá uma vaga para a Copa do Brasil de 2026 ao vencedor. O Esquadrão de Aço, atual campeão do torneio, duela com o Democrata pelas semifinais do campeonato. O jogo de ida será disputado no domingo (16), às 10h, no Mamudão. A volta acontecerá no dia 21 de fevereiro, uma sexta-feira, às 20h, na Arena Sicredi.
Da alegria ao descenso
Dos times da região, o Aymorés tinha a missão mais complicada. O Azulão precisava vencer o América, no Independência, para liquidar as chances de rebaixamento. A equipe empatou sem gols com o Coelho, resultado que poderia ser suficiente, mas a vitória do Pouso Alegre sobre o Uberlândia por 2 a 1, com o gol do triunfo marcado aos 38 minutos do segundo tempo, decretou o descenso da agremiação ubaense na sua temporada de estreia no Módulo I.

Apesar do rebaixamento, o presidente do Azulão, Antônio Queiroz Junior, valoriza a participação inédita do clube no Módulo I do Campeonato Mineiro. “Acho que o Aymorés fez uma participação digna, fizemos o primeiro jogo contra o Atlético, ganhamos do Athletic, empatamos com a América no Independência, nós fizemos bons jogos. É claro que o resultado final com o rebaixamento ninguém fica satisfeito, mas eu acho que a primeira participação do clube em quase cem anos foi interessante. A gente conseguiu evoluir e crescer como clube. Saímos com muito aprendizado dessa participação no Mineiro”, analisa.
*Sob supervisão do editor Gabriel Silva
Tópicos: Athletic / aymorés / campeonato mineiro / Tombense