Saiba como fazer o drink Beberisco e descubra as diferentes misturas do bar O Beberico
Drink estreou este mês na carta de bebidas da casa
![Saiba como fazer o drink Beberisco e descubra as diferentes misturas do bar O Beberico 1 beberico drink](https://tribunademinas.com.br/wp-content/uploads/2025/02/RECEITA-DE-FAMILIA-700x467.jpg)
“Mistura” é uma das principais palavras no vocabulário de Tawan Victor e Isabela Gouvêa, sócios-fundadores do bar Beberico. A casa, que mal completou quatro meses de existência, encontra nesta palavra sua razão de ser, em vários sentidos. Mistura de rolês, indo do forró ao rock em questão de horas; mistura entre pessoas, tecnologia, culinária e arte no Espaço Ziriguidum (ao qual o bar pertence); mistura até na hora de dar entrevista, com os sócios complementando o pensamento um do outro. E mistura, claro, no drink Beberisco, que entrou recentemente na carta de bebidas oferecidas no espaço.
Um exemplo desta mistura foi, como conta Tawan, quando um grupo de jovens com rosto pintado – “como a banda Kiss” – estava dançando forró, em um evento na casa. Em uma mesa próxima, várias pessoas de chinelo bebiam e desfrutavam da noite à sua maneira. A vontade que ele carregava de ter um bar já vinha há algum tempo. “Sempre gostei e sempre frequentei boteco.” Entretanto, a ideia começou a se desenvolver de forma séria após contato com Isabela.
À época, ela estava finalizando o curso de Arquitetura na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e já possuía o mesmo desejo de seu sócio, mesmo que não o conhecesse ainda. Após o encontro, proporcionado por uma ex-sócia do espaço, começaram a visitar casas que pudessem dar vida ao sonho antigo. Andando pelo Mariano Procópio, repararam em um casarão.
“Quando batemos o olho, pensamos: ‘Nossa, que casa maravilhosa’”, conta Isabela. Tawan complementa: “Quando viemos conhecer, lembro de passar por aqui e falar: ‘Imagina um samba rolando, todo mundo em um ziriguidum’. Nisso chegamos a conclusão que esse seria o nome do espaço (que conta também com uma agência de marketing e um atêlie de crochê)”. O destino foi selado pela fala de um terceiro sócio do espaço, Arthur, que disse: “Um copo pode unir muita gente”.
E, ao menos para eles, uniu. Planejaram durante dois anos, reformaram a casa, pintaram de azul, com detalhes vermelhos e brancos, e, quando sentiram que deveriam inaugurar, inauguraram. O casarão, que sediou o primeiro SUS de Juiz de Fora e estava abandonado há sete anos, voltava a funcionar como bar e centro cultural.
Para Tawan, que cresceu na Zona Norte de Juiz de Fora, o empreendimento é uma oportunidade de transladar o “rolê” da cidade, costumeiramente na Zona Sul, para a região central, trazendo o pessoal de todos os cantos da cidade. Para ele, é fundamental que o Beberico siga com preços acessíveis e eventos gratuitos, para que quem frequenta o espaço consiga consumir e estar presente. “Estamos tentando adequar isso à casa, mesmo com todos os perrengues que existem em tentar manter uma ideologia dentro da lógica do capital.”
Isabela, por sua vez, considera fundamental que a casa siga como uma porta de entrada para artistas locais. Ela acredita que Juiz de Fora tem uma gama de artistas muito boa, seja no ramo das artes visuais, plásticas, musicais ou gastronômicas. Sua expectativa é essa: “Seguir melhorando o espaço, trazendo ainda mais rolês, além de benefícios para o pessoal do bairro. Espero que continuemos a trabalhar felizes e os clientes se divertindo”.
E ela segue: “Em Juiz de Fora temos uma gama de artistas muito boa e de pessoas que trabalham com culinária e bebida. Muitas vezes esse pessoal saiu daqui. Depois de uma viagem que fiz, percebi que seria totalmente possível juntar em um mesmo canto diferentes expressões da cultura local da cidade e diferentes formas de entretenimento”.
O drink escolhido, em sua mistura entre a tradicional cachaça brasileira e o hibisco (por vezes tão escanteado na cozinha, como explica seu autor, Diego Neves), parece simbolizar em suas cores vivas e frescor, um pouco do que o Beberico almeja ser para Juiz de Fora.
![Saiba como fazer o drink Beberisco e descubra as diferentes misturas do bar O Beberico 2 beberico](https://tribunademinas.com.br/wp-content/uploads/2025/02/RECEITA-DE-FAMILIA1-671x1000.jpg)
Beberisco do Beberico
Por Diego Neves
Ingredientes
50ml de cachaça arbórea blend
30 ml xarope de hibisco
25 ml limão
15 ml Shurub de gengibre
100 g hibisco
1 l de água
1 kg de açúcar
Modo de preparo
É um drink montado, ou seja, preparado diretamente no copo com gelo. A parte mais trabalhosa é fazer o chá de hibisco. Utilize a proporção de 100g de chá para 1 l de água. Após seu preparo, adicione açúcar na proporção de 1 kg de açúcar para cada litro de água. Sendo assim, para 500ml de chá, 500 gr de açúcar. Encha até dissolver por completo o açúcar. Adicione gelo em um copo longo e coloque os ingredientes. Misture e beba.
*Estagiário sob supervisão da editora Cecília Itaborahy.