Calouros participam de blitz na rua


Por Nathália Carvalho

02/03/2015 às 09h46- Atualizada 02/03/2015 às 20h17

trote-silva-soul-leo
Banda Silva Soul recepcionou os calouros no ponto de ônibus em frente à faculdade de direito (Foto: Leonardo Costa/ 02-03-15)

Teve início nesta segunda-feira (2) mais um período letivo na UFJF. Com a proibição dos trotes dentro do campus e a recente Lei 13.028/14 que também impossibilita o ato nas ruas da cidade, veteranos usaram a criatividade para marcar o primeiro dia de aula dos cerca de 2.500 calouros. Enquanto alguns distribuíram fantasias, outros resolveram realizar práticas educativas e de solidariedade. Segundo a Secretaria de Atividades Urbanas (SAU), foram realizadas fiscalizações rotineiras e não houve registros de trotes nos moldes da proibição durante o dia. A UFJF também informou, por meio de assessoria, que o dia correu dentro da normalidade no campus. No total, a Federal recebeu cerca de 16.500 alunos.

Logo no início da manhã, estudantes de fisioterapia participaram de uma blitz em parceria com a Polícia Militar, próximo ao Pórtico Norte. Usando fantasias, eles distribuíram panfletos com informações sobre a importância da doação. Nos folhetos, havia explicações sobre onde e como doar sangue, alimentos, brinquedos, entre outros. Além disso, os jovens aproveitaram a oportunidade para arrecadar dinheiro para compra de alimentos. Os mantimentos serão doados para uma fundação na próxima semana. Segundo o subcomandante da 99ª Companhia, tenente Vinícius Barroso, uma viatura e sete policiais foram empenhados na blitz. “Os estudantes nos procuraram, na semana passada, para esclarecer as dúvidas sobre a proibição do trote, quando surgiu a ideia de realizar este trabalho em conjunto.”

Os acadêmicos do segundo período de arquitetura e urbanismo também distribuíram fantasias aos novatos. A confraternização ocorreu na Curva do Lacet, próximo ao Bairro Cascatinha, na Zona Sul. Já dentro do campus, além de banners de boas-vindas, os calouros foram recepcionados pela banda Silva Soul, que fez um show ao vivo, de manhã e à noite, no ponto de ônibus em frente às faculdades de direito e serviço social. Já no almoço, os estudantes puderam curtir o som da banda Seu Nadir, no Restaurante Universitário (RU)do campus.

A partir desta terça até sexta-feira, começa a programação de bate-papos nas unidades acadêmicas. A iniciativa pretende reunir os calouros para prestar esclarecimentos a respeito do dia a dia da UFJF. Já na quarta, o Hemominas fará coleta de sangue no anfiteatro das pró-reitorias, e as organizadoras da campanha “Fios de solidariedade” entregarão mechas de cabelo doadas para pacientes em tratamento contra o câncer, para a Fundação Ricardo Moysés.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.