Ouça agora

Pais reivindicam vaga em escola


Por Tribuna

13/02/2015 às 07h00

Pais de alunos do Bairro Benfica, Zona Norte, estão preocupados com a falta de vagas na Escola Estadual Professor Lopes. Cerca de 20 crianças aguardam na fila de espera para conseguir ingressar no 1º ano do ensino fundamental, segundo uma mãe, que preferiu ter o nome preservado. “A escola avisou que era para os pais estarem lá no dia 27 de janeiro, às 8h, para conseguir vaga, e que a prioridade seria das crianças que vinham de outros municípios, que é o meu caso, e de instituições de ensino particular. Havia somente três vagas restantes para essas crianças. Mas, na hora da reunião, a diretora fez sorteio entre os outros que não tinham prioridade. Minha filha saiu prejudicada.”

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) explicou que, anualmente, é feito o cadastramento das crianças que vão ingressar no 1º ano do ensino fundamental da rede pública. “No ano passado, esse cadastramento foi feito entre os dias 21 de julho e 01º de agosto. O cadastramento escolar objetiva, justamente, saber a demanda de interessados em ingressar no ensino público para que a SEE possa fazer o encaminhamento desses estudantes para as escolas mais próximas de suas residências. No período de 15 a 19 de dezembro de 2014, pais ou responsáveis que fizeram o cadastramento realizaram as matrículas de seus filhos nas escolas públicas para as quais os estudantes foram encaminhados.”

Das 83 vagas para o 1º ano do ensino fundamental da Professor Lopes, dez ficaram remanescentes, sendo distribuídas por critérios, priorizando pais que não conseguiram fazer a matrícula no período previsto, alunos transferidos de outras escolas da cidade ou de outros municípios. Além dessas vagas, outras duas foram abertas e definidas por sorteio, sendo que 20 estudantes concorreram às vagas. “A direção da escola salienta que, apesar da grande demanda de pais interessados, as turmas não comportam mais alunos, e que a escola não possui espaço físico para receber mais turmas.”

A SEE ressaltou que o aluno que não se matriculou no prazo previsto ou não participou do cadastramento escolar não ficará sem vaga na rede pública. “Ele será encaminhado para escola onde houver vaga remanescente, não necessariamente na mais próxima da sua casa. Desta forma, é importante que ele procure a Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora para verificar em qual escola da região onde mora existem vagas para matrícula.”