Destinos ‘fora do comum’ atraem viajantes em 2025; saiba cidades mais procuradas e tendências
Entrevistados buscam destinos all-inclusive, que ofereçam produtos atrativos e são influenciados por filmes e séries
Um relatório do Expedia Group trouxe algumas considerações bastante interessantes sobre as tendências dos turistas em 2025. O “Unpack ‘25” chama atenção para a procura por destinos “fora do comum”, que valorizam mais uma experiência tranquila e para ser feita com calma do que os destinos turísticos mais famosos. Além disso, entre os entrevistados, também foi possível perceber planos de viagens “all-inclusive” e que buscam conhecer elementos típicos de cada cultura.
Foram 25 mil entrevistados em 19 países sobre os destinos mais desejados e motivações para viajar no próximo ano. Entre os motivos, foi visto que os turistas estão buscando mais viver experiências e presenciar fenômenos nos países, e que também se deslocam devido a influência de obras cinematográficas.
A principal novidade é a vontade dos viajantes de acrescentar os pequenos desvios nas rotas mais tradicionais. De acordo com a pesquisa, 63% das pessoas busca por destinos menos concorridos e conhecidos e disseram que provavelmente visitarão um destino fora do comum em sua próxima viagem.
Destinos e mimos exclusivos
Uma tendência observada no estudo foi a dos viajantes se inspirarem por vídeos do TikTok que mostram produtos exclusivos e que só podem ser obtidos durante viagens. É o caso, por exemplo, de barras de chocolate em Dubai, produtos de skin care na Coreia do Sul ou doces japoneses. Esses “tesouros exclusivos” passaram a ser grandes atrativos dos destinos, e os turistas revelaram que, ao viajarem, 39% das pessoas visitam mercearias ou supermercados e 44% compram produtos locais que não poderiam encontrar na sua cidade.
Os resorts all-inclusive também estão sendo muito procurados por esse público. A geração Z está preferindo essa estadia como forma de aliviar o estresse, e foi afirmado por 42% dessa faixa etária que esse seria seu tipo de hotel preferido.
Fenômenos e vistas mais procuradas
As pessoas também estão mais dispostas a viajarem grandes distâncias para presenciarem grandes fenômenos naturais. A aurora boreal, por exemplo, é o fenômeno mais procurado, seguido de fenômenos geológicos, que motivam a visita a vulcões, gêiseres e fontes termais.
Entre os entrevistados, 80% também afirmaram que buscam se hospedar em um local que ofereça uma vista privilegiada para as vistas naturais, e por isso acabam preferindo casas de férias particulares em destinos isolados ou áreas rurais. O Parque Internacional do Céu Escuro, no Parque Nacional Arches, em Utah, é a maior procura, seguido da temporada sincronizada de vaga-lumes em Great Smoky Mountains, Gatlinburg, e do desfile de pinguins em Phillip Island, perto de Melbourne, Austrália.
Séries e filmes motivam viagens
Dois terços dos viajantes da “Unpack ‘25” revelaram que passam a ter vontade de viajar depois de verem séries e filmes que se passam no local. A expressão “set-jetting” surgiu para falar justamente desses casos, em que o destino é determinado por produções audiovisuais – e houve crescimento dos casos de 16% em relação ao ano anterior.
As maiores influências foram de “Emily em Paris”, para Paris, e “The white lotus”, para a Itália. Além desses destinos, as viagens também foram inspiradas por “Paddington in Peru”, para o Peru, e “The real housewives of Dubai”, para Dubai.
Veja quais são os principais destinos ‘fora do comum’:
Reims, França (desvio de Paris)
Brescia, Itália (desvio de Milão)
Cozumel, México (desvio de Cancun)
Santa Barbara, Califórnia, EUA (desvio de Los Angeles)
Waikato, Nova Zelândia (desvio de Auckland)
Girona, Espanha (desvio de Barcelona)
Fukuoka, Japão (desvio de Tóquio)
Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos (desvio de Dubai)
Krabi, Tailândia (desvio de Phuket)
Canmore, Alberta, Canadá (desvio de Calgary)