Natal tranquilo: confira algumas dicas de especialista da Cemig para instalar os enfeites natalinos com segurança
Especialista apresenta dicas importantes para evitar acidentes durante a instalação dos enfeites de natal que dependem da rede elétrica
Com o Natal batendo na porta, a movimentação para a instalação dos enfeites em casa e nas ruas já está a todo vaor. Na última semana, por exemplo, a Prefeitura de Juiz de Fora inaugurou a iluminação de Natal na região central.
Parte desses enfeites são os famosos pisca-piscas, responsáveis principalmente por adornar as árvores de Natal, que são ligados em tomadas. Para instalar esse e outros acessórios de decoração, é necessário tomar medidas de segurança, para evitar acidentes como choque elétrico e curto-circuito.
O engenheiro elétrico da Cemig, Demétrio Aguiar, destaca a importância de instalar os enfeites elétricos em uma área que esteja fora do alcance das crianças.
“Recomenda-se, ainda, instalar enfeites em locais fora do alcance dos animais domésticos. Em caso de árvores de Natal com iluminação instalada no chão, uma sugestão é criar uma barreira física com caixas embrulhadas de presentes para impedir o acesso aos enfeites elétricos.”
O especialista também aponta que a instalação feita de maneira incorreta, ou usando as famosas “gambiarras”, são um grande perigo para as pessoas, assim é necessário evitar ao máximo elas.
“São consideradas gambiarras as instalações que utilizam diversos fios e adaptadores (benjamins ou ‘Ts’) para realizar a ligação de diversos enfeites em uma única tomada. Esses dispositivos provocam sobrecarga e, consequentemente, o mau funcionamento dos aparelhos, podendo causar choque elétrico e princípios de incêndio.”
Demétrio destaca a importância de adquirir produtos de boa qualidade e que passaram pelo processo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)
“Dessa forma, eles terão a garantia de que os equipamentos foram testados e são seguros. Os produtos sem procedência ou paralelos são um risco e podem causar incêndios ou choque elétrico. Por isso, não vale a pena a economia.”
Decoração em área externa requer atenção especial
Para aqueles que também vão instalar a decoração de Natal na área externa da casa, em especial naquelas que possuem mais de um andar, Demétrio alerta a necessidade de respeitar a distância de 1,5 metro entre o enfeite e a rede elétrica. Isso evita que, em caso de condições climáticas adversas, ela seja atirada contra o sistema de energia.
Além disso, ele ressalta que “os enfeites devem ficar bem fixados para não se desprenderem em caso de ventania e não se projetarem sobre a fiação de rede elétrica, causando acidentes.”
Já para aqueles que desejam decorar as ruas, incluindo as prefeituras municipais, o especialista ressalta que é proibido instalar qualquer tipo de enfeite nos postes ou demais estruturas que pertencem à Cemig. Além disso, eles também devem respeitar a distância de 1,5 metro da fiação elétrica.
*estagiário sob supervisão da editora Júlia Pessôa