Inmet alerta para possibilidade de chuvas intensas em Juiz de Fora
Cidade também tem chance de ventos intensos
Juiz de Fora está em situação de perigo potencial para chuvas intensas desde as 10h desta quinta-feira (7) até o mesmo horário na sexta (8). Os riscos, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia e ventos intensos (que variam de 40 a 60 quilômetros por hora). Além disso, há probabilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas por conta dos temporais.
Além do município, outras 726 cidades mineiras encontram-se sob o mesmo estado de alerta. Para 300 cidades de Minas Gerais, a situação é mais complicada. O alerta é de chuvas intensas de grau de severidade perigoso. A precipitação pode chegar a 60 milímetros por hora ou a cem milímetros por dia, enquanto os ventos podem atingir 100 km/h. Nesse caso, há risco maior de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
As temperaturas em Juiz de Fora para a sexta variam de 19ºC a 26ºC, conforme a previsão do Inmet. No dia anterior, a mínima registrada foi de 18,8 graus, enquanto a máxima atingiu os 25,5 graus. Junto às pancadas de chuva, a tendência é que o céu permaneça entre nublado e encoberto, com trovoadas isoladas. A precipitação em pancadas deve continuar no sábado (9) na Zona da Mata, mas a previsão indica melhora nas condições no domingo (10).
O instituto explica que as áreas de instabilidade sobre o Sudeste brasileiro favorecem à ocorrência de pancadas de chuva, especialmente, no Centro, Sul, Oeste, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Além disso, o avanço de uma nova frente fria sobre o litoral paulista e fluminense proporcionará chuva moderada a forte em grande parte do estado de Minas Gerais no próximo final de semana.