Novembro inicia com tempo instável e chance de chuvas intensas em Juiz de Fora
Ao longo da semana, a temperatura deve variar de 17 a 26 graus
A primeira semana de novembro será marcada por instabilidade no tempo e chances de chuvas intensas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão indica mínima de 17 graus e máxima de 26. Na maior parte da semana, as temperaturas devem ser amenas, sendo o período entre as madrugadas e manhãs o mais frio do dia.
Nesta segunda-feira (4), o Inmet publicou um alerta de chuvas intensas para o município, que vale até às 10h de terça (5). O aviso refere-se à possibilidade de tempestade com grau de severidade amarelo, classificado como “perigo potencial”. O Instituto chama atenção para a chance de chuva entre 20 e 30 mm/h ou 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). O aviso também destaca as chances de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, porém baixas.
A previsão do Inmet indica chuva e céu nublado de segunda a sexta. Os aparelhos do 5º Distrito de Meteorologia do Inmet, no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), registraram mínima de 17,7 graus nesta segunda. Ainda hoje, a máxima pode chegar a 21 graus.
Já na terça-feira (5), a temperatura deve variar de 19 a 22 graus, enquanto a mínima esperada na quarta (6) é de 18 e a máxima de 25 graus. O dia mais quente deve ser a quinta-feira (7), onde os termômetros podem atingir os 26 graus. Para este dia, a mínima prevista é de 17. A sexta (8) também deve ser de temperatura amena, com pequena variação de 19 a 21 graus.
Novembro com chuvas acima da média
As análises do Inmet para o mês de novembro indicam chuvas entre esperadas e acima da média em grande parte do Sudeste, Goiás, centro-leste do Mato Grosso, Acre, Roraima, noroeste e sudeste do Amazonas. As chuvas mais regulares esperadas devem marcar uma recuperação dos níveis de umidade no solo, favorecendo o plantio e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.
Em relação às temperaturas, a previsão indica que deverão ser acima da média em grande parte do país, com possibilidade de ocorrência de alguns dias de calor em excesso. Em algumas localidades do leste da região Sudeste e da região Sul são previstas temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo da média em localidades pontuais, devido à ocorrência de dias consecutivos com chuva que podem amenizar a temperatura.