Entre os dias 16 e 21 de outubro, a São Paulo Fashion Week apresentou 41 desfiles com coleções novas de estilistas consolidados e dando palco a novos talentos. O tema “As joias da rainha” da 58ª edição prestou bela homenagem à jornalista, editora e diretora criativa Regina Guerreiro, uma das lendas vivas da moda brasileira. Para você, que como eu adora acompanhar as principais apostas do universo fashion, separei cinco tendências desta edição.
A valorização do ‘handmade’ foi um dos pontos altos, com crochê, macramê, patchwork, renda de bilro, miçangas e bordados artesanais dominando as passarelas. O trabalho manual ainda apresentou uma novidade: o uso da borracha da Amazônia em franjas aplicadas em tops, vestidos e bolsas da coleção “Herdeiras do Futuro”, da marca Catarina Mina, em conjunto com mais de 30 artesãs nordestinas. Os tons terrosos reinaram, assim como a silhueta balonê, as saias e vestidos combinados com calças e a celebração da nostalgia.
A valorização do trabalho manual
O crochê moderno e outras técnicas artesanais bombaram nas passarelas em várias formas: túnicas, conjuntos coloridos, bolsas, acessórios, vestidos glamourosos e em peças com brilhos.
Vestido e saia + calça
Os vestidos e as saias (midi e longas) apareceram combinados com calças de modelagens amplas, tanto em composições de alfaiataria como em ‘looks’ mais fluidos.
Tons terrosos
O marrom, que foi uma das cores fortes do inverno, veio para ficar! Dos tons mais profundos aos mais claros, até o laranja, os tons terrosos foram destaque em várias coleções.
A estética balonê
A tendência balonê, popular nos anos 1980, voltou com força. O estilo – marcado por barras arredondadas e infladas – apareceu em saias e vestidos sofisticados, curtos e longos, e também em produções mais casuais. Será que emplaca?
Clima de nostalgia
Personagens de desenhos animados em diversas coleções evocaram memórias da infância. Camisetas e outras peças homenagearam a Turma da Mônica e os 90 anos do Pato Donald em produções divertidas
FICHA TÉCNICA
Looks: Ateliê Mão de Mãe, David Lee, Catarina Mina, Lilly Sarti, Sou de Algodão, Foz, Dendezeiro, Menino Rei, Artemisi, Led, Walério Araujo, The Paradise. Fotos: Marcelo Soubhia / Gustavo Scatena/ Gabriel Cappelletti/Ze Takahashi @agfotosite