JF Vôlei vence Monte Carmelo e se classifica para as semis do Mineiro
Time juiz-forano faz 3 sets a 1 em jogo de viradas e garante classificação antecipada
O JF Vôlei venceu o Monte Carmelo por 3 sets a 1 (parciais de 25/23, 25/20, 23/25 e 25/16), na noite desta quinta-feira (26), em partida realizada no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos e garantiu a classificação para as semifinais do Campeonato Mineiro. Nos três sets vencidos, a equipe juiz-forana começou atrás, mas com ataque e bloqueio afiados, conseguiu virar nas retas finais. De acordo com a assessoria da equipe da casa, o público foi de 594 pessoas.
Com a vitória, o JF Vôlei chega a dez pontos e segue na quarta colocação do campeonato, dentro da zona dos times que avançam às semifinais. Já o Monte Carmelo estaciona na quinta colocação, com três pontos. O próximo jogo do time de Juiz de Fora é contra o Itambé Minas, na terça-feira (1º), em Belo Horizonte. Já o Monte Carmelo pega o Montes Claros, fora de casa, no dia 4.
Escalações
O técnico André Silva optou por escalar o JF Vôlei com os ponteiros Ruivo e Rodrigo Ruiz, os centrais Pilan e Marcelo Falcão, o oposto Wesleen, o levantador Tarik e o líbero Caio.
Já o Monte Carmelo foi escalado com os ponteiros Nathan e Daniel, os centrais AB e Guilherme, o oposto Luiz Henrique, o levantador Lucas Neves e o líbero Walace.
Primeiro set de reviravolta
O Monte Carmelo começou melhor o jogo e logo abriu 2/5 em um ace. Antes disso, O JF Vôlei tinha errado dois ataques. Desligado, o time da casa tinha dificuldades no passe e seguiu com erros nas definições das jogadas, com o Monte Carmelo administrando a vantagem. Na segunda metade, a equipe comandada por André Silva esboçou uma reação. Com encaixe no bloqueio, conseguiu descontar para 13/15, quando o técnico de Monte Carmelo pediu tempo.
Entretanto, o clube visitante voltou ao ritmo inicial e com muita força no ataque, abriu 14/18, na vez de André Silva pedir tempo. O JF Vôlei voltou ao jogo conseguindo contra-ataques e com Ruivo inspirado no ataque. Depois de ponto de bloqueio de Marcelo Falcão e erro de ataque do oposto adversário, o empate veio: 19/19, para mais uma parada do Monte Carmelo. No final, a equipe de Juiz de Fora passou à frente pela primeira vez no jogo, em bloqueio de Rodrigo Ruiz: 23/22. O ponto do set veio após um belo rally, em que o central Guilherme atacou para fora: 25/23 para o JF Vôlei.
De novo, JF Vôlei vira no final
O segundo set começou com muito equilíbrio, com pontos de ataque lá e cá: 4/4. Depois, o Monte Carmelo encaixou o bloqueio e fez três pontos consecutivos: parando Ruivo duas vezes e Wesleen, e abriu 5/8. Mesmo com pedido técnico de André, o JF Vôlei seguiu com dificuldades de vencer o bloqueio, seja com o oposto ou com os centrais. Com isso, o time adversário conseguiu abrir 7/13. Mas novamente, o Monte Carmelo começou a errar muito em ataques, enquanto o JF Vôlei acertou a defesa e conseguia contra-ataques. Com isso, encostou em ace finalizado com ataque na paralela de Ruivo: 15/16.
O técnico do time visitante pediu tempo, mas logo no ponto seguinte, Guilherme atacou para fora e o jogo ficou empatado: 16/16. No lance seguinte, Marcelo Falcão bloqueou Nathan e o JF Vôlei passou à frente: 17/16. Em um ritmo impressionante após passagem de Tarik no saque, o time juiz-forano abriu 20/17. A confirmação de mais um set veio com bloqueio de Ruiz em AB: 25/20.
Detalhe dá set ao Monte Carmelo
Novamente, o set começou com as duas equipes pontuando no side-out. O JF Vôlei logou passou à frente com dois belos pontos de Ruivo: um em largadinha que destruiu a defesa adversária e outro explorando o bloqueio: 5/3. O Monte Carmelo logo reagiu, e o duelo voltou a ficar igual, variando entre o empate um ponto de vantagem pro time visitante. Em determinando momento, o JF Vôlei parou de viras bolas e, no contra-ataque, a equipe de azul conseguiu fazer pontos seguidos, abrindo 11/14. Porém, com Pilan bem no bloqueio e Ruivo com destaque novamente no ataque, o empate logo veio: 14/14, com parada técnica de Monte Carmelo.
Pela terceira vez, a virada veio nos pontos finais. Dessa vez, em erro de rodízio do time visitante: 16/17. O jogo seguiu lá e cá, mas o Monte Carmelo abriu 22/24 após Guilherme bloquear Marcelo Falcão no meio de rede. A conclusão veio em ponto do oposto Luiz Henrique, que explorou o bloqueio: 23/25.
Quarto set
Com bom saque e mais volume, o JF Vôlei logo abriu 6/3 no quarto set, em bola dividida na rede por Pilan. O central estava inspirado e conseguiu um belo bloqueio simples no meio de rede, ampliando para 7/3. Nesse set, o time mandante estava bem em todos os fundamentos e não dava chances ao Monte Carmelo. Em mais um bloqueio, agora de Ruivo na entrada de rede, ampliou para 11/6.
O ponto mais comemorada pelos torcedores presentes foi em ace de Ruivo: 13/7. Com a vantagem construída, o JF Vôlei teve tranquilidade nos side-outs e nos contra-ataques. Em ace de Ruiz, o placar chegou a 20/12. O ponto do jogo e da classificação para as semifinais veio da melhor forma possível, com um ace de Ruivo: 25/16.
“A gente ainda tem uma jornada longa”
O treinador do JF Vôlei, André Silva, tratou a classificação adiantada como inesperada. De acordo com ele, já era esperado que a partida contra o Monte Carmelo fosse complicada. “A gente sabia que seria um jogo extramente difícil. Fizemos um jogo complicado lá, ganhamos no quinto set (…). Queríamos matar o jogo de primeira, mas fomos com a intenção de vencer, não importava se em quatro sets ou cinco sets. A gente ainda tem uma jornada longa, mas com a classificação garantida fica mais leve a jornada”.
O levantador Tarik também celebrou a passagem de fase e se mostrou disposto a colaborar com a equipe a quantidade de minutos que for necessária. “Como juiz-forano eu fico muito feliz e, tudo que você faz feliz, as coisas fluem. Mesmo jogando pouco, estou ali para somar e, quando precisar, nós temos que dar conta”, afirma. O atleta ainda ressaltou a força emocional da equipe. “Esse time tem o mental muito bom. Se manter assim ou melhorar um pouco, está excelente. Nos dois primeiros sets, eles (Monte Carmelo) abriram uma vantagem muito grande e nós conseguimos buscar o jogo”.
*Sob supervisão do editor Gabriel Silva