Minas Solar: Juiz de Fora recebe evento sobre energia limpa e sustentabilidade
Temas abordados envolvem ESG, energia solar, gestão ambiental, descarbonização e sustentabilidade
Juiz de Fora irá receber o Minas Solar. O evento acontece na próxima terça-feira (24), no Trade Hotel – na Avenida Presidente Itamar Franco, 3800 -, e tem como público-alvo empreendedores do setor fotovoltaico e pequenas indústrias da Zona da Mata e do Campo das Vertentes. A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo site do Sebrae Minas.
A iniciativa é do próprio Sebrae Minas, em parceria com a CorSolar, e vai apresentar as oportunidades do setor de energia limpa e como ela pode transformar o futuro das empresas. De acordo com a instituição, o Minas Solar vai reunir integradores, distribuidores, fabricantes e profissionais do setor, em uma programação que inclui palestras, painéis e debates. O evento terá a presença de especialistas que vão discutir os desafios e as oportunidades para a geração de negócios, além do desenvolvimento das empresas do setor da construção civil na região.
Nesta edição, serão abordados tópicos que envolvem práticas inovadoras em Environmental, Social and Governance (ESG – traduzido para Ambiental, Social e Governança), energia solar, gestão ambiental, descarbonização e sustentabilidade.
“O evento tem o objetivo de incentivar a inserção dos pequenos negócios da região na cadeia de geração distribuída de energia solar fotovoltaica, de forma competitiva e sustentável. Vamos apresentar as novidades do mercado, destacando tendências, oportunidades e novos modelos de negócios”, ressalta o analista do Sebrae Minas Gustavo Magalhães.
Programação do Minas Solar
Antes do início do evento, será realizada uma Rodada de Negócios na segunda-feira (23), das 13h às 18h. O objetivo, segundo o Sebrae, é aproximar compradores e vendedores que atuam no setor de energia solar fotovoltaica para a geração de negócios e networking. Os interessados em participar devem fazer contato pelo telefone, (32) 99196-0395, ou via e-mail: [email protected].
Já no Minas Solar, o credenciamento com coffee break inicia às 8h, com a abertura do evento às 8h30. O início contará com uma Palestra Magna, às 9h, e painéis e palestras acontecendo das 9h40 às 12h30. Após intervalo de almoço, a programação retorna às 14h e vai até as 17h45. O encerramento está marcado para às 18h.
Energia solar em Minas e Juiz de Fora
Segundo dados da Absolar, Minas Gerais é o segundo estado com maior potência instalada de energia solar em telhados e pequenos terrenos de todo o país, atrás apenas de São Paulo. O estado possui aproximadamente 2,4 gigawatts em operação e responde por 13,7% de toda a potência instalada de energia solar no país. Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou a Minas a atração de mais de R$ 12,5 bilhões em investimentos, a geração de mais de 74 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 2,4 bilhões aos cofres públicos.
O Sebrae Minas explica que com forte índice de irradiação solar, pouca nebulosidade e boa oferta de terras, Juiz de Fora é ideal para a instalação de usinas solares fotovoltaicas. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o município tem cerca de 27 megawatts de potência instalada e 3.020 conexões operacionais, que beneficiam 3.821 unidades consumidoras. Elas recebem créditos no segmento de geração distribuída, ou seja, de usinas de micro e minigeração de até 5 megawatts.
*estagiário sob a supervisão da editora Júlia Pessôa.