Botafogo tem 40% de chance de ser campeão brasileiro; Flamengo corre por fora
Departamento de Matemática da UFMG atualizou as probabilidades de cada equipe dentro do Brasileirão
O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) atualizou as probabilidades de título, classificação para a Libertadores e rebaixamento do Campeonato Brasileiro. De acordo com o estudo, o Botafogo é o principal candidato a levantar a taça, com 40,4% de chance, seguido pelo Fortaleza, com 38,5%. O Palmeiras, atual bicampeão nacional, possui 12,8% e o Flamengo, 5,3%.
A partir do Cruzeiro, quinto colocado do Brasileirão e com 1,5% de chance de ser campeão, segundo a UFMG, todas as probabilidades são inferiores a 1%.
Libertadores
De acordo com a UFMG, Botafogo, Fortaleza e Palmeiras estão virtualmente classificados para a próxima edição da Libertadores. O Glorioso possui 99,32% de chance, enquanto o Leão do Pici tem 98,8% e o Verdão, 94,9%.
O Flamengo tem 84,8% de chance de se garantir na Libertadores, e o Cruzeiro possui 67,8% de possibilidade. O Vasco, oitavo colocado do Brasileirão, tem 15,8% e é seguido pelo Atlético-MG, nono colocado, com 15,2%.
Rebaixamento
Na luta contra a degola, a equipe com mais chances de não escapar é o Atlético-GO, último colocado do Brasileirão, com 94,4%. Os outros três times com maior probabilidade de serem rebaixados são Vitória, com 75,3%; Cuiabá, com 70,7%, e Corinthians, primeiro clube dentro da zona de rebaixamento, com 51,3%.
O Fluminense, que passou boa parte do primeiro turno entre os quatro últimos e que atualmente é o 16º, possui 19,5% de chance de ser rebaixado, número inferior ao de equipes que estão na sua frente na tabela, como Juventude e Criciúma, que possuem 23,4% e 21,7%, respectivamente.
*Estagiário sob a supervisão do editor Gabriel Silva